Topo

Como o Brasileirão pode ter G-9 da Libertadores após título do Athletico

Athletico-PR já garantiu vaga na Libertadores 2022 com título da Copa Sul-Americana - EITAN ABRAMOVICH/AFP
Athletico-PR já garantiu vaga na Libertadores 2022 com título da Copa Sul-Americana Imagem: EITAN ABRAMOVICH/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/11/2021 19h12

O Athletico-PR bateu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 neste sábado (20) e conquistou a Copa Sul-Americana pela segunda vez em sua história. Além do título internacional, a vitória também valeu um lugar garantido na Libertadores no ano que vem. E como isso impacta a briga pelas vagas no Brasileirão?

No momento, o G-6 do Brasileirão é na verdade um G-8 — ou seja, os oito primeiros colocados estariam classificados para a Libertadores. Por dois motivos: primeiro, Flamengo (2º) e Palmeiras (3º) farão a final da Libertadores deste ano, e o campeão já garante presença no torneio do ano que vem, abrindo mais uma vaga via campeonato nacional.

Segundo, a final da Copa do Brasil será entre o Atlético-MG, líder do campeonato, e o Athletico-PR, que já tem vaga garantida na Libertadores por ter sido campeão da Sul-Americana. Ou seja: seja quem for o campeão, outra vaga via Brasileirão será aberta.

Ainda há a possibilidade de o G-8 aumentar para G-9. Para isso, porém, o Athletico-PR precisa terminar entre os oito primeiros colocados do Brasileiro — hoje, é o 14º. Com isso, o Furacão, por já estar classificado via Sul-Americana, abriria ainda mais uma vaga pelo campeonato nacional, para o time que terminasse em nono.

O certo é que teremos nove times brasileiros na Libertadores do ano que vem, o máximo possível segundo as regras de classificação para o torneio.