Topo

São Paulo tem vantagem sobre Abel Ferreira, mas perdeu jogo mais importante

Luciano deve ser o centroavante do São Paulo contra o Palmeiras - Gil Gomes/AGIF
Luciano deve ser o centroavante do São Paulo contra o Palmeiras Imagem: Gil Gomes/AGIF

Do UOL, em São Paulo

16/11/2021 04h00

O clássico contra o Palmeiras, amanhã (17), às 20h30 (de Brasília), no Allianz Parque, é decisivo para as pretensões do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Na luta para escapar de um inédito rebaixamento, o Tricolor leva vantagem no retrospecto contra o técnico rival, Abel Ferreira, mas tem de lidar contra um peso grande: perdeu o duelo mais importante do confronto direto.

Desde que o treinador português foi contratado, em outubro de 2020, o São Paulo havia vencido dois jogos e empatado quatro. No entanto, a derrota por 3 a 0 no último encontro entre os arquirrivais provocou a eliminação do São Paulo nas quartas de final da Copa Libertadores da América.

O duelo foi o mais importante entre as equipes em um 2021 recheado de Choque-Rei. O ano começou com um empate por 1 a 1 ainda válido pelo Brasileirão da temporada passada. No Campeonato Paulista, o São Paulo ganhou por 1 a 0 na primeira fase, no Allianz Parque, mas os times voltaram a se encontrar na decisão.

Na primeira partida da final, houve empate por 0 a 0 no Allianz Parque. Na segunda, no Morumbi, o São Paulo ganhou por 2 a 0, com gols de Luan e Luciano e acabou com um jejum de nove anos sem titulo.

Depois disso, vieram mais dois empates. O primeiro foi um 0 a 0 pelo Brasileirão. O segundo foi doloroso para o Tricolor. Após sair na frente no placar, o time então dirigido por Hernán Crespo levou um gol de Patrick de Paula em cobrança de falta já na reta final da partida de ida das quartas da Libertadores. Precisou ir ao Allianz Parque em desvantagem por ter levado um gol como anfitrião e acabou sofrendo a derrota que derrubou o time no torneio continental.

Neste reencontro, a situação dos times é oposta. Enquanto o Palmeiras está nas primeiras colocações e focado na final da Libertadores contra o Flamengo, no dia 27, o São Paulo luta para não entrar na zona de rebaixamento.

Com 38 pontos, o Tricolor começa a rodada na 15ª colocação, mas tem um jogo a mais que seus concorrentes Bahia e Juventude, que vêm logo atrás. A situação do São Paulo se complicou de vez após a goleada sofrida para o Flamengo, por 4 a 0, no Morumbi. E dependendo de uma combinação de resultados, a equipe de Rogério Ceni pode cair para a zona da degola neste meio de semana.

Por isso, Ceni já prevê que o São Paulo não terá facilidade para se livrar deste momento. "Com tranquilidade não vai acontecer nada. Vai ser com muito trabalho, sofrimento e passando sufoco. Mas vamos ter que fazer, de uma maneira ou outra, que esse time vença um jogo o mais rápido possível. Uma vitória nos ajudaria muito, temos confronto direto contra algumas equipes, e vamos ter que jogar um campeonato à parte", afirmou o treinador depois da derrota para o Flamengo.

Depois de encarar o Palmeiras, o calendário do São Paulo não prevê mais jogos contra times da ponta. Mas os confrontos diretos podem criar problemas para o clube. Nas últimas cinco rodadas, o Tricolor enfrentará Sport e Juventude no Morumbi e viaja para encarar o Grêmio. "Não era isso o que o torcedor são-paulino queria, não era o que a gente queria ver, mas é o que temos no momento. E temos que enfrentar de cabeça erguida essa situação difícil", sentenciou Ceni.

Para enfrentar o Palmeiras, o São Paulo não poderá contar com o centroavante Calleri, expulso diante do Flamengo. Em seu lugar, Luciano deve ser o escolhido. Em compensação, Rogério Ceni conta com os retornos do meio-campista Gabriel Sara, do lateral Wellington e do volante Rodrigo Nestor. Em relação ao time que encarou o Flamengo, é certo que o zagueiro Diego Costa e o volante Gabriel deixam a equipe. O atacante Marquinhos, que foi outra novidade na escalação, também pode ser sacado.