Topo

Classificado, Brasil persegue melhor campanha da história das Eliminatórias

Seleção brasileira alinhada para foto antes de jogo contra a Colômbia pelas Eliminatórias - Lucas Figueiredo/CBF
Seleção brasileira alinhada para foto antes de jogo contra a Colômbia pelas Eliminatórias Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 15h54

A seleção brasileira tem chances de alcançar a marca de melhor campanha da história das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo neste ciclo até o Qatar-2022. Ontem (11), o time garantiu sua classificação para o próximo Mundial com seis jogos de antecedência ao vencer a Colômbia por 1 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo.

O resultado fez o Brasil chegar aos 34 pontos e já se tornar inalcançável para o quinto colocado da tabela, o que garante vaga direta na fase de grupos da Copa do Mundo. A melhor campanha da história é da Argentina de 2002, que fez 43 pontos sob o comando de Marcelo Bielsa.

Ao Brasil restam as rodadas 14, 15, 16, 17 e 18, em que enfrenta respectivamente Argentina (fora de casa), Equador (fora), Paraguai (no Mineirão), Chile (na Arena Fonte Nova) e Bolívia (fora de casa). São 15 pontos em disputa, além de um jogo a menos em relação à maioria dos oponentes. Em setembro, o jogo contra a Argentina foi suspenso logo no começo por causa do descumprimento de protocolos sanitários por parte de jogadores adversários. O caso se arrasta na Fifa sem conclusão e pode aumentar de 15 para 18 os pontos possíveis para o Brasil.

Tite - REUTERS - REUTERS
Tite nunca perdeu um jogo válido por Eliminatórias em cinco anos de trabalho na seleção
Imagem: REUTERS

A campanha até agora é invicta, com 11 vitórias e um empate em 12 partidas disputadas, com 27 gols marcados e somente quatro sofridos, além de nove jogos sem que a defesa fosse vazada. Caso o aproveitamento médio de 94,4% dos pontos seja mantido, a marca será quebrada com certa facilidade.

No ciclo para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, a Argentina venceu 13 partidas, empatou quatro e perdeu somente uma — justamente para o Brasil, que era dirigido por Vanderlei Luxemburgo e venceu por 3 a 1, com gols de Alex e Vampeta (duas vezes). Já no Mundial, os argentinos foram eliminados na primeira fase, no grupo que classificou Suécia e Inglaterra.

O formato das Eliminatórias de 2002 é referência para a contagem de melhor campanha porque deu início ao que é usado até hoje. A melhor trajetória do Brasil foi no ciclo para a Copa do Mundo da Rússia, com 41 pontos somados. A seleção teve dois treinadores durante o período: Dunga, que somou nove pontos em seis jogos; e Tite, que conquistou 32 pontos em 12 partidas.

Em seu primeiro ciclo completo no comando da seleção, Tite enumerou após a vaga garantida no Qatar as próximas prioridades de seu trabalho: "Ter solidez, criação e gol. E vitória. Isso é excelência. Criação e fazer gol, solidez defensiva e vitória. É isso que nos move. Temos que chegar o mais próximo disso possível."

Outro recorde que pode ser batido é o de maiores invencibilidades da história da seleção brasileira em Eliminatórias, que atualmente é de 29 partidas, sendo 24 sob o comando de Tite, que nunca perdeu. O maior índice é de 31 jogos, entre 1954 e 1993.

Campanhas nas Eliminatórias desde 2002:

Melhor campanha 2002: Argentina (43 pontos)
Campanha do Brasil: 30 pontos

Melhor campanha 2006: Brasil (34 pontos)

Melhor campanha 2010: Brasil (34 pontos)

Melhor campanha 2014: Argentina (32 pontos)
Brasil era sede e não disputou

Melhor campanha 2018: Brasil (41 pontos)