Topo

Clima de Natal e jogos o dia inteiro: como será a Copa do Mundo 2022

Lucas Paquetá comemora gol contra a Colômbia que garantiu a seleção brasileira na Copa de 2022 - Ettore Chiereguini/AGIF
Lucas Paquetá comemora gol contra a Colômbia que garantiu a seleção brasileira na Copa de 2022 Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 04h00

O Brasil está classificado para disputar a sua 22ª Copa do Mundo, mas isso não quer dizer que vai encontrar mais do mesmo em 2022. O Mundial do Qatar será diferente em vários aspectos, e o torcedor terá de se acostumar com algumas mudanças para acompanhar a competição no ano que vem.

Uma das principais novidades será o período do ano em que a Copa será disputada: em vez de acontecer em junho e julho, logo após o fim da temporada europeia, o campeonato ocorrerá em novembro e dezembro de 2022. O motivo é o calor intenso que faz no Qatar no meio do ano, que torna inviável a prática em alto nível do futebol. As temperaturas no verão chegam à casa dos 50ºC.

A duração da Copa também será mais curta, com apenas 28 dias entre o jogo de abertura, em 21 de novembro, e a final, em 18 de dezembro, uma semana antes do Natal. Com isso, serão quatro jogos por dia na primeira fase —é jogo praticamente o dia todo, com partidas às 7h, às 10h, às 13h e às 16h (horários de Brasília).

O sorteio dos grupos também será em um mês diferente: abril. Os cabeças de chave serão o Qatar, país-sede, que ficará no grupo A, e os sete primeiros colocados do ranking da Fifa. Hoje, esses países são Bélgica, Brasil, França, Itália, Inglaterra, Argentina e Espanha.

Como o Qatar é um país pequeno —o menor da história a sediar uma Copa do Mundo—, outra novidade é que a definição de onde e quando cada jogo da primeira fase vai ocorrer só vai acontecer depois que o sorteio for feito. Isso é possível porque as distâncias são muito reduzidas, o que não torna necessário um planejamento antecipado de logística para cada seleção.

Apesar de tantas mudanças, a Copa do Qatar também será a última com o formato que se tornou tradicional desde 1998, com 32 seleções divididas em oito grupos. A partir do Mundial de 2026, que será sediado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 equipes disputando o título. Mas isso é papo para daqui a quatro anos...