Topo

Corinthians

Ataque 'inofensivo' é problema para Corinthians após variações táticas

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 04h00

A derrota do Corinthians diante do Atlético-MG evidenciou um problema da equipe nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro: a dificuldade na criação das jogadas de ataque. No Mineirão, pela primeira vez sob o comando de Sylvinho, o time não acertou nem um chute em direção ao gol defendido por Everson e evidenciou ainda mais a situação.

Mesmo com a chegada dos reforços contratados no meio desta temporada, o Corinthians é uma das equipes que menos finaliza no Brasileirão, com uma média de oito chutes por partida na Série A — à frente apenas de Cuiabá (7,9) e Atlético-GO (7,1). O problema vem sendo trabalhado pela comissão técnica desde o início da competição, mas Sylvinho ainda não encontrou uma solução.

Depois de jogar com Jô de referência no ataque, optou por Roger Guedes. Mas também, nas últimas quatro rodadas, decidiu escalar Renato Augusto como falso 9. Agora o comandante do Timão se vê questionado pelas suas escolhas, não enxerga mudança efetiva no ataque e, por isso, não descarta a mudança do esquema tático para a reta final d.

Além da formação do ataque, o treinador pode mexer nos homens de meio de campo. Ontem (10), diante do Atlético-MG, Sylvinho reclamou da ausência de Victor Cantillo. No entanto, recentemente ganhou o retorno do lesionado Roni e ainda conta com a esperança — embora seja pouco provável — de ter Willian 100% nas próximas rodadas.

O próximo compromisso é contra o Cuiabá, sábado (13), na Neo Química Arena, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Corinthians segue na 6ª colocação, com 47 pontos, e mantém vivo o sonho de disputar a Copa Libertadores da próxima temporada. Para isso, é necessário voltar a fazer gols e melhorar os números do sistema ofensivo.

Corinthians