Topo

Palmeiras

Zé Roberto diz que ajudou Palmeiras a fechar com Dudu: 'Melhor escolha'

Dudu e Zé Roberto em treino do Palmeiras em 2017 - Cesar Greco/Fotoarena
Dudu e Zé Roberto em treino do Palmeiras em 2017 Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2021 11h49

O ex-jogador Zé Roberto, que atuou como lateral esquerdo e meio-campista e teve passagens de sucesso por Portuguesa, Real Madrid, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Santos, Grêmio e Palmeiras, contou que ajudou a equipe alviverde - onde se aposentou - a fechar uma das negociações de maior sucesso na história recente do clube: a contratação de Dudu, em 2015.

Zé Roberto contou que depois que chegou ao Palmeiras em 2015, ajudou Alexandre Mattos, então diretor de futebol do clube, em algumas negociações, conversando diretamente com os jogadores. Dudu, que tinha sido seu colega no Grêmio no ano anterior, foi um destes casos. O ex-jogador disse que interferiu após o desembarque do atacante na capital paulista para assinar com um clube rival (São Paulo e Corinthians estavam perto de contratar o atleta).

"Eu me lembro de ter contatado uns outros dois jogadores junto com o Alexandre Mattos e o último foi o próprio Dudu. Quando ele desembarcou em São Paulo para assinar com o Corinthians ou o São Paulo, o Alexandre me arrancou do treino: 'Zé, vem aqui que a gente precisa ligar para o Dudu, que ele vai assinar com outro time aqui e ele precisa vir para cá, precisa vir nos ajudar'", contou em participação no Resenha ESPN, que vai ao ar hoje.

"Eu liguei para o Dudu e falei: 'Baixinho, vem para cá, que tem um negócio bom para você aqui. Depois, você vai me agradecer. Acho que ele está me agradecendo até hoje porque ele fez a melhor escolha. Eu sabia o caminho", completou.

Recordes e títulos

Zé Roberto viu de perto a aposta do Palmeiras em Dudu dar certo logo no primeiro ano, e participou, ao lado do atacante, das conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Campeonato Brasileiro de 2016.

Depois, Dudu acumulou recordes, prêmios individuais e títulos pelo Palmeiras. Ele voltou a conquistar o Brasileirão, em 2018, e também foi campeão paulista em 2020 e da Copa Libertadores da América do mesmo ano (o atacante não participou das fases finais das competições, pois estava emprestado para o Al-Duhail-QAT).

Dudu é o maior artilheiro do Palmeiras no século XXI, com 73 gols marcados, e o maior artilheiro do Allianz Parque, com 35 gols anotados. Além disso, ele possui outras marcas importantes: é quem mais jogou no novo estádio do clube alviverde (140 vezes), quem mais venceu no local (97 vezes), quem deu mais assistências na casa palmeirense (36), e o atleta que mais venceu com a camisa do time no século (186 triunfos).

Palmeiras