PUBLICIDADE
Topo

Futebol

CBF apresenta calendário de 2022 com estaduais que começam em data Fifa

Gabigol toca a taça do Campeonato Carioca 2021 antes do jogo - Alexandre Vidal/Flamengo
Gabigol toca a taça do Campeonato Carioca 2021 antes do jogo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Igor Siqueira e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/11/2021 12h40

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou hoje (4) aos clubes o calendário para a temporada 2022 do futebol brasileiro. No cronograma montado pela entidade, os estaduais vão começar a partir de 26 de janeiro, segundo o UOL Esporte apurou. Assim, o próximo ano do futebol brasileiro vai ter o seu início durante uma data Fifa. Ao longo da atual temporada, a realização de jogos em períodos reservados para partidas das seleções causou polêmica e até mesmo tentativa de paralisar o Campeonato Brasileiro.

A seleção tem compromissos pelas Eliminatórias nos dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro. Logo, quem atua em solo brasileiro terá um problema maior para estar em forma, caso esteja nos planos de Tite para os jogos contra Equador e Paraguai.

Outro problema para os clubes no início de 2022 será o curto tempo de preparação. As equipes vão ter em torno de dez dias de pré-temporada, já que as férias de 30 dias para os jogadores vão começar em 15 de dezembro, data da final da Copa do Brasil, para os dois clubes finalistas — Atlético-MG e Athletico. Para os demais que estiverem em disputa no Brasileirão, o calendário de 2021 acaba em 9 de dezembro. Logo, o retorno das atividades para o time principal pode ser antes, em 9 de janeiro.

O calendário de 2022 é peculiar por conta da Copa do Mundo, disputada a partir de 21 novembro e que demandará liberação máxima dos jogadores no dia 14. Mesmo assim os estaduais continuam com 16 datas. A alteração sobre o Mundial fará com que Brasileirão termine bem antes do que o normal, ainda em 13 de novembro.

A Série A do Brasileirão começa e 10 de abril. A Copa do Brasil se iniciará e 23 de fevereiro e terminará em 19 de outubro. A Supercopa do Brasil, jogo entre o campeão brasileiro de 2021 e o campeão da Copa do Brasil, será em 20 de fevereiro.

A Libertadores vai de 23 de fevereiro até 29 de outubro, com a decisão em Guayaquil, no Equador. A Sul-Americana, por sua vez, começa em 6 de abril, com decisão em 1º de outubro. As datas da Recopa ficaram em 9 e 16 de março.

Discussão

Em 2021, a não paralisação dos torneios nacionais nas datas Fifa foi motivo de bastidores agitados, rusgas com CBF e queda de braço entre clubes. O Flamengo, por exemplo, chegou a acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para pausar o Brasileiro durante a Copa América, mas não obteve sucesso. Na ocasião, o Rubro-Negro não pôde contar com quatro jogadores: os brasileiros Everton Ribeiro e Gabigol, o uruguaio Arrascaeta e o chileno Isla.

Por conta do calendário, alguns jogos do Brasileiro tiveram de ser adiados. Mais recentemente, houve outro capítulo neste imbróglio que gerou discussão. Como mostrou Rodrigo Mattos em seu blog, "a CBF remarcou partida do Atlético-MG, que seria na data-Fifa, para dezembro. Ao mesmo tempo, manteve confrontos do Galo com times finalistas nas semanas das decisões da Libertadores e Sul-Americana".

Futebol