PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Tabárez mantido muda prazo, mas Inter mantém alerta sobre Aguirre para 2022

Diego Aguirre, técnico do Inter, é alvo da seleção do Uruguai em caso de saída de Tabárez - Ricardo Duarte/Internacional
Diego Aguirre, técnico do Inter, é alvo da seleção do Uruguai em caso de saída de Tabárez Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/10/2021 04h00

Classificação e Jogos

Um fantasma vestido de azul celeste rondou o Beira-Rio no último fim de semana. A ameaça de demissão do técnico Óscar Tabárez da seleção uruguaia colocaria Diego Aguirre como principal postulante ao cargo, e poderia deixar o Inter sem treinador. Mesmo com a garantia de manutenção do "Maestro", a preocupação não acabou, apenas ficou para depois.

Hoje (21), o Colorado enfrenta o Red Bull Bragantino, às 20h (de Brasília). No reservado, Diego Aguirre dará continuidade à campanha de recuperação que tem na equipe. Após assumir na luta contra a zona de rebaixamento, hoje ele briga ponto a ponto por uma vaga na próxima Libertadores.

Mas a trajetória positiva reforçou o conceito que já havia no Uruguai. Mesmo antes da atual passagem pelo Inter, Aguirre era visto como sucessor natural de Óscar Tabárez na seleção.

Durante a disputa da última Copa América, por exemplo, a imprensa uruguaia condicionava a permanência do treinador a uma campanha regular. Ali, o técnico do Colorado já era o predileto para ocupar o posto, caso esse ficasse vago.

Os resultados depois do torneio realizado no Brasil não empolgaram e o ápice da dúvida veio no último fim de semana. Após reunião, foi definido que Tabárez permanecerá no cargo até o fim do ano, ao menos.

Diego Aguirre sonha em comandar a seleção. A relação com a equipe nacional nunca foi escondida pelo técnico. Mas, o próprio disse, após a derrota do Inter para o Palmeiras, que não foi procurado oficialmente pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF). Somente depois de um convite formal poderia se manifestar de maneira mais firme.

O cenário pode parecer sólido agora, mas posterga a incerteza. Com a possível saída de Tabárez na virada do ano, ainda que tenha contrato com Inter até o fim de 2022, Diego Aguirre pode deixar o comando para assumir a seleção. Dependerá do que ocorrer até lá e de um convite formal que não aconteceu, até agora.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X RED BULL BRAGANTINO
Data e hora
: 21/10/2021 (Quinta-feira)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marielson Alves da Silva (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos baianos)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Inter
Marcelo Lomba; Saravia, Mercado, Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso (Johnny), Mauricio (Palacios), Taison e Patrick; Yuri Alberto.
Técnico: Diego Aguirre.

Red Bull Bragantino
Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar; Emi Martínez, Eric Ramires e Pedrinho; Helinho, Cuello e Hurtado.
Técnico: Maurício Barbieri.

Internacional