Topo

Cruzeiro

Após vencer o lanterna da Série B, Cruzeiro visita o líder Coritiba no Sul

Thiago comemora gol do Cruzeiro sobre o Brasil-RS em partida da Série B do Brasileirão - Fernando Moreno/AGIF
Thiago comemora gol do Cruzeiro sobre o Brasil-RS em partida da Série B do Brasileirão Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

04/10/2021 04h00

Precisando de 45 minutos para definir o duelo contra o Brasil de Pelotas-RS, o qual venceu por 2 a 0, o Cruzeiro não teve dificuldades para derrotar o lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro neste domingo (3), em jogo disputado na Arena Independência, em Belo Horizonte, e válido pela 28ª rodada. Contudo, na próxima sexta (8), o adversário promete dar bastante trabalho, principalmente pela campanha realizada até o momento.

Fora de casa, o time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo terá pela frente o Coritiba, líder da divisão de acesso e que está com praticamente os dois pés na elite do futebol brasileiro. Com 53 pontos conquistados, o Coxa tem 65,4% de aproveitamento e, hoje, a partir das 20h (de Brasília), pode chegar a 56 se vencer o Remo, no Pará.

Além de ocupar o topo da tabela, o time paranaense tem a maior invencibilidade da Série B. Até o momento, são seis partidas sem ser derrotado. Como mandante, o Alviverde tem a segunda melhor campanha, ficando atrás apenas do Botafogo. Em 14 jogos realizados em seus domínios, o Coritiba venceu 8, empatou 5 e perdeu apenas uma. Em 42 pontos disputados, foram 29 conquistados.

Como visitante, o Cruzeiro é o oitavo melhor entre os 20 participantes da segunda divisão. Em 42 pontos possíveis, o time mineiro fez 16. Foram três vitórias, 7 empates e 4 derrotas. O aproveitamento fora de BH é de 38%.

Se o Coritiba tem 96,5% de chances de voltar à Série A, faltando 10 rodadas para o término da competição, o Cruzeiro aparece com 0,075%. Contudo, mesmo neste cenário, o discurso no clube ainda é de não jogar a toalha. Hoje, aliás, Luxemburgo se reunirá com um dos patrocinadores do clube, o empresário Pedro Lourenço, para discutir a montagem do elenco para a próxima temporada.

Mais longe do rebaixamento

Em relação ao rebaixamento para a Série C, o risco cruzeirense também é pequeno. Com 35 pontos, os celestes têm apenas 4,4% de chances de descenso. O Brasil de Pelotas, último adversário, tem 99,97% e tem a queda dada como certa, mesmo que ainda não sendo matemática.

Dono do quarto melhor ataque da Série B, com 35 gols marcados, o Coritiba também mostra bastante força no setor defensivo. Com a defesa menos vazada —foram apenas 19 gols sofridos—, o time paranaense não dará moleza para o ataque cruzeirense na sexta-feira.

Cruzeiro