Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #162: Grêmio breca Flamengo e Galo dispara no Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

20/09/2021 13h05

O terceiro encontro seguido entre Flamengo e Grêmio, teve o time comandado por Luiz Felipe Scolari levando a melhor para tirar momentaneamente do rubro-negro a possibilidade de depender apenas de seus resultados na briga pelo título brasileiro em relação ao Atlético-MG, que novamente venceu, assim como o Palmeiras, que aumentou sua vantagem para o atual bicampeão.

No podcast Posse de Bola #162, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a rodada do Brasileirão, a vitória do Grêmio com atuação decisiva do colombiano Miguel Borja, além das escolhas e declarações de Renato Gaúcho em semana que tem jogos importantes pelas semifinais da Libertadores.

Mauro Cezar afirma que a derrota do Flamengo pode ser colocada 90% na conta de Renato Gaúcho pela forma como o time se comportou depois que ele fez mudanças e sobrecarregou Andreas Pereira na criação. Outro aspecto apontado pelo jornalista é o fato de mais uma vez o time se sair mal às vésperas de jogo pelo mata-mata da Libertadores.

"O que o Renato fez foi absolutamente inexplicável e indesculpável. Primeiro, pela maneira como o time se comporta nesses jogos pré-Libertadores, contra o Inter também foi antes do jogo com o Olimpia, o time não joga com a intensidade e com o empenho, isso não é uma justificativa, é uma crítica, parece que o time e a sua comissão técnica não estão muito preocupados, o Brasileiro é secundário, por conta dos mata-mata, que, aliás, é o perfil do Renato, mas na época do Grêmio havia um acordo entre ele e o clube", diz Mauro.

"O Flamengo de novo ontem jogou mal, contra o Ceará ele fez substituições estapafúrdias no final, o time terminou todo remendado, e ontem o time do Flamengo no segundo tempo, após as mudanças, era o seguinte: Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira, aliás, muito mal, e Renê, com o Diego Alves no gol. O meio-campo era Arão e Andreas Pereira só, e o Arão veio buscar o jogo no meio dos zagueiros, então o Andreas ficava completamente isolado em meio aos jogadores do Grêmio, tendo que organizar o time", completa.

Mauro destaca que o Flamengo sob o comando de Renato conseguiu incorporar coisas positivas no jogo, mas também abriu mão de características e passou a ter dificuldades em jogos nos quais está em desvantagem no placar, o que pode ser preocupante para outos jogos na temporada.

"Está sempre no fio da navalha em muitos momentos, correndo perigo e ontem foi um desastre, vai 90% na conta do Renato, o Renato tem que refletir e a única chance de o Flamengo mudar isso, acho eu, é se ele conversar com os jogadores mais experientes e os jogadores mostrarem para ele que desse jeito não vai. O Flamengo abriu mão das suas melhores características em troca de uma nova característica legal, que é saber jogar na velocidade com espaço, mas ele nem sempre vai aparecer", diz Mauro.

"Ontem foi 90% na conta do Renato, a imagem dele com o seu auxiliar Alexandre à beira do campo com aquela prancheta estilo Joel Santana foi o retrato do Flamengo, antigo, ultrapassado, jogando nada e um material humano muito mal aproveitado", completa.

Por outro lado, o jornalista destaca os méritos do Grêmio na sua estratégia e a atuação do centroavante colombiano Miguel Borja, que fez o gol da vitória gremista e, apesar de desperdiçar um pênalti já nos minutos finais, defendido por Diego Alves, conseguiu levar perigo e incomodou os jogadores do Flamengo com provocações.

"Foi uma coisa medonha, nada disso tira o mérito do Grêmio, que em uma situação difícil montou a sua estratégia e venceu o jogo. E o Borja merece muitos elogios, porque o Borja ficou na pilha ali com o Rodrigo Caio, que já vem de outros jogos e com o Diego Alves, mas foi decisivo. Perdeu um pênalti no final que não pesou e isso faz parte também", diz Mauro.

"Borja foi muito bem porque encarou a briga, encarou sozinho muitas vezes e decidiu o jogo em cima da famosa marcação individual do Renato Gaúcho, que estava ontem realmente na Portaluppilândia realmente na coletiva, falando coisas totalmente sem sentido, totalmente estapafúrdias e se for assim, vai ficar muito complicado, porque é muito provável que o Flamengo passe por isso mais vezes, tomar um gol e o adversário se fechar", conclui.

Além da vitória do Grêmio, o programa também analisa o confronto entre Atlético-MG e Palmeiras pela Libertadores após um fim de semana no qual os dois clubes venceram, as estreias de Willian no Corinthians e Calleri no São Paulo, a confusão com o VAR no jogo entre Cruzeiro e Vasco, além da boa campanha do Botafogo na Série B.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.