PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio vence jogo de bastidores contra Fla e agora quer "revanche" em campo

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2021 04h00

Classificação e Jogos

O Grêmio perdeu as duas partidas contra o Flamengo, o time rubro-negro está na semifinal da Copa do Brasil e chega lá com placar agregado muito favorável. Mas o clube gaúcho volta do Rio de Janeiro com uma vitória que considera mais importante, diante do duelo já decidido desde agosto: o efeito suspensivo para a liminar que permitia ao Fla atuar com torcida no Maracanã. Na prática, o time gremista pode buscar revanche no Brasileirão. Naquele que é considerado, há dias, um jogo-chave para a equipe de Felipão.

Flamengo e Grêmio se enfrentam no domingo (19), às 20h30 (de Brasília), de novo no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 19 pontos, o time gaúcho tem chance matemática de sair pela primeira vez da zona de rebaixamento.

O Grêmio viajou ao Rio de Janeiro para atuar contra o Fla, dentro e fora de campo. No gramado do Maracanã, Felipão escalou time com apenas quatro titulares desde o início. Uma estratégia para preservar a equipe de olho no Campeonato Brasileiro.

Fora do estádio, a diretoria fez visita à sede da CBF e ganhou apoio de peso na busca por efeito suspensivo da liminar do Flamengo, em nova petição coletiva. Em determinado momento da quarta-feira (15), o Grêmio chegou a alimentar expectativa de obter resposta do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) antes mesmo do jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Não deu.

A diretoria gremista, ainda assim, assistiu ao duelo confiante de que o Tribunal acolheria o novo pedido dos clubes contra a liminar do Flamengo. Sob pena de a articulação para adiar a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro sair do papel, com apoio da CBF.

Do fato para a simbologia, o efeito suspensivo reforça o discurso do Grêmio de que a partida de domingo (19) será diferente. Luiz Felipe Scolari e a diretoria trabalham com a ideia de uma partida distinta contra o Flamengo. A meta interna é apresentar desempenho semelhante ao do primeiro tempo do jogo de ida da Copa do Brasil, em Porto Alegre, mas com regularidade depois do intervalo. Na etapa final, mesmo com um jogador a mais por quase todo tempo, o time de Felipão levou 4 a 0 e viu a classificação sumir.

O Grêmio viaja de volta ao Rio de Janeiro no sábado (18). No dia seguinte, no Maracanã sem torcida, o clube busca revanche diante do Flamengo dentro de campo. A vitória atual ainda é só extracampo.

Futebol