Topo

Duelo de tabus anima e preocupa torcedores do Palmeiras contra o Flamengo

Patrick de Paula e Danilo, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Patrick de Paula e Danilo, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

De São Paulo

08/09/2021 04h00

A expectativa do palmeirense é cada vez maior à medida que se aproxima a partida entre Palmeiras e Flamengo do próximo domingo (12), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. E para quem gosta de relembrar resultados do passado como parâmetro para os jogos do presente, há uma boa e uma má notícia para os palmeirenses.

Começando pela má, algo que evidencia o quanto o clube carioca vem incomodando o Palmeiras: o Alviverde jamais venceu o Flamengo sob comando do técnico Abel Ferreira. Em três partidas, o Palmeiras do português tem duas derrotas e um empate. Mas mesmo o empate traz lembranças ruins, já que aconteceu na Supercopa do Brasil, na qual o Verdão saiu derrotado nos pênaltis.

Mas vale lembrar que o primeiro jogo entre os times aconteceu em janeiro deste ano, a poucos dias da final da Libertadores, quando a competição nacional já não era mais prioridade alviverde.

Por outro lado, há um retrospecto favorável ao Palmeiras para o confronto do fim de semana. Renato Gaúcho nunca conquistou uma vitória sobre o clube alviverde. Em três jogos, todos contra o Grêmio, Abel tem duas vitórias —nas duas finais da Copa do Brasil— e um empate contra o atual treinador rubro-negro.

Além do tabu, jogos podem indicar caminhos

Analisar os resultados passados não é apenas avaliar coincidências. Como todos os jogos analisados aconteceram de janeiro para cá, é possível aprender um pouco com o que aconteceu.

O elenco do Flamengo, por exemplo, mudou muito pouco neste intervalo. O time titular da época ainda é muito semelhante, à exceção de Gerson, negociado com o Olympique de Marselha (FRA). E o estilo de jogo também não sofreu grandes alterações. O Palmeiras teve alterações bem mais significativas no período.

Na derrota do primeiro turno do Brasileirão, na 1ª rodada do torneio, em maio, o Palmeiras não fez um jogo ruim e empatava em 0 a 0, no Maracanã, até os 30 da 2ª etapa, quando Pedro colocou o Fla na frente.

De acordo com as estatísticas do jogo divulgadas no site oficial do clube, o Palmeiras concluiu a gol 11 vezes, apenas uma a menos que o adversário, mesmo tendo um índice consideravelmente menor de posse de bola: 69% a 31% —nada que surpreenda dentro das características do time sob o comando de Abel, mas que talvez indique uma rota para um resultado melhor.

Veja as partidas de Palmeiras contra o Flamengo e contra Renato Gaúcho

Flamengo:

21/01/21 - Flamengo 2 x 0 Palmeiras - Campeonato Brasileiro 2020

11/04/21 - Palmeiras 2(5) x 2(6) Flamengo - Supercopa do Brasil 2021

30/05/21 - Flamengo 1 x 0 Palmeiras - Campeonato Brasileiro 2021

Grêmio (Renato Gaúcho):

15/01/21 - Palmeiras 1 x 1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 2020

28/02/21 - Grêmio 0 x 1 Palmeiras - Copa do Brasil 2020 (Final)

07/03/21 - Palmeiras 2 x 0 Grêmio - Copa do Brasil 2020 (Final)