Topo

Série B - 2021

Torcida do Brusque exibe faixa contra racismo após caso Celsinho na Série B

Torcida do Brusque exibe faixa contra o racismo em jogo da Série B - Reprodução/SporTV
Torcida do Brusque exibe faixa contra o racismo em jogo da Série B Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

03/09/2021 20h01

Os torcedores do Brusque exibiram uma faixa contra o racismo na partida contra o Avaí, no Estádio Augusto Bauer, pela Série B do Campeonato Brasileiro. A manifestação acontece cerca de uma semana depois do clube se envolver em um caso de injúrias raciais contra o meia Celsinho, do Londrina.

"RACISMO NÃO! Somos todos iguais", diz a faixa da Torcida Brusque Brasil. O jogo está sendo disputado sem a presença do público.

Além disso, antes do apito inicial, os jogadores de Brusque e Avaí se ajoelharam no gramado e ergueram o punho em um gesto antirracista. Na última quarta-feira, atletas de Londrina e Coritiba também fizeram o protesto.

No sábado passado, Celsinho afirmou que foi chamado de "macaco" por uma pessoa ligada ao Brusque — o Londrina chegou a divulgar um vídeo em que é possível ouvir a ofensa.

Na súmula, o árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior registrou que um membro da delegação do time catarinense disse para Celsinho "cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha". Vale ressaltar que comentários a respeito do cabelo crespo de pessoas negras são considerados como injúria racial.

Inicialmente, o Brusque negou as injúrias e acusou Celsinho de "falsa imputação de crime". Posteriormente, o clube admitiu o erro e divulgou um novo comunicado com pedido de desculpas.

Na tarde de hoje, o Brusque comunicou que afastou por tempo indeterminado o funcionário envolvido no caso de racismo.