Topo

Série B - 2021

Série B: Atletas de Londrina e Coritiba se ajoelham em gesto antirracista

Jogadores de Londrina e Coritiba fazem protesto antirracista antes de jogo na Série B - Reprodução/SporTV
Jogadores de Londrina e Coritiba fazem protesto antirracista antes de jogo na Série B Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 22h53

O jogadores de Londrina e Coritiba realizaram um protesto antirracista na noite de hoje, antes do jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. A manifestação acontece dias depois do meia Celsinho ter denunciado racismo na partida contra o Brusque.

Antes do apito inicial no estádio do Café, os atletas das duas equipes se ajoelharam no gramado e levantaram o punho. Uma faixa também foi exibida na entrada do time do Londrina ao campo. No jogo, Celsinho marcou um gol e repetiu o gesto antirracista.

"RACISMO NÃO! O Londrina Esporte Clube repudia todo e qualquer ato de racismo! Essa luta é nossa!", dizia a faixa.

No domingo passado, Celsinho afirmou que foi chamado de "macaco" por uma pessoa ligada ao Brusque — o Londrina chegou a divulgar um vídeo em que é possível ouvir a ofensa.

Na súmula, o árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior registrou que um membro da delegação do time catarinense disse para Celsinho "cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha". Vale ressaltar que comentários a respeito do cabelo crespo de pessoas negras são considerados como injúria racial.

Inicialmente, o Brusque negou as injúrias e acusou Celsinho de "falsa imputação de crime". Posteriormente, o clube admitiu o erro e divulgou um novo comunicado com pedido de desculpas.