Topo

Cruzeiro

Luxemburgo e jogadores confiam em 2º turno melhor por acesso do Cruzeiro

Vanderlei Luxemburgo espera melhor desempenho do Cruzeiro no segundo turno do Brasileirão - Bruno Haddad/Cruzeiro
Vanderlei Luxemburgo espera melhor desempenho do Cruzeiro no segundo turno do Brasileirão Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

20/08/2021 04h00

Os números por enquanto não são favoráveis, já que para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem apenas 1,6% de chance de acesso. Entretanto, comissão técnica, diretoria e jogadores acreditam que a Raposa pode sim voltar à Primeira Divisão ainda nesta temporada. Esse tem sido o discurso em entrevistas e conversas de bastidores. E o clima otimista aumentou ainda mais após a chegada de Vanderlei Luxemburgo, que terá o seu quinto compromisso no comando do time hoje (20), às 21h30, contra o Confiança, no Mineirão, pela 20ª rodada do Brasileirão.

O Cruzeiro está invicto há seis jogos —duas vitórias e quatro empates— e fechou a participação no primeiro turno com o triunfo fora de casa contra o Náutico, que já liderou o Brasileiro e hoje integra o grupo dos seis primeiros colocados na competição. Vislumbrando um segundo turno melhor, toda a esperança na Raposa é por uma campanha de recuperação na metade final do Brasileirão.

"Único pensamento que eu tenho é de subir o Cruzeiro para a Primeira Divisão. Isso não é só o meu, é do elenco inteiro, da comissão e de todos os funcionários do Cruzeiro. Acredito que todo mundo pensa no acesso e deixará tudo dentro de campo no returno para que as coisas possam acontecer jogo a jogo. Esse tem que ser o pensamento, jogar cada jogo como se fosse uma final. Dá para ver que está acontecendo isso, todo mundo dividindo, querendo ganhar a segunda bola", disse Marcelo Moreno em entrevista ao UOL Esporte.

Na 14ª posição com 21 pontos, o Cruzeiro precisa de uma sequência de vitórias para tentar se aproximar do pelotão da frente. O Goiás, atualmente o quarto colocado, tem 31 pontos, dez a mais que a Raposa. Daqui 20 dias as duas equipes ficarão frente a frente em um confronto que pode ser bem importante dependendo do que ambos fizerem até lá.

"A confiança pelo acesso é grande, com certeza. Esse é o lado positivo de uma troca [de treinador], trazendo uma pessoa tão importante, com peso tão importante quanto o Luxemburgo. É gerar uma confiança em toda equipe, no clube todo, em todas as pessoas que trabalham no Cruzeiro, em acreditar que a gente pode ter esse acesso. Não sei se dá para ser campeão, mas uma situação de acesso dá para chegar sim, com certeza", comentou Eduardo Brock ao UOL, no começo do mês de agosto.

Muita expectativa está depositada na experiência que vem do banco de reservas. Vanderlei Luxemburgo, técnico renomado — mas que também busca elevar o moral de sua carreira — é o nome que chegou para tentar uma nova cara para o Cruzeiro.

"A gente tinha um treinador incrível que era o Mozart, que chegou aqui e uniu todo esse grupo, uniu mais ainda. As coisas não deram certo para ele, porque os resultados não acompanharam. Aí chegou o Luxemburgo, um cara experiente, que tem uma bagagem incrível, ganhou tudo dentro do futebol. E os jogadores se identificam com ele também, isso é importante dentro do Cruzeiro", ressaltou Moreno.

Luxa já dirigiu o Cruzeiro em quatro jogos, somando duas vitórias [Brusque e Náutico] e dois empates [Vitória e Sampaio Corrêa]. Com sua característica conhecida dos discursos carregados de palavrões e palavras motivacionais, o técnico, um dos símbolos da boleiragem, tem ganhado a confiança dos atletas.

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, no começo da semana, o treinador comemorou de forma efusiva, usando frases que ficaram consagradas em outros tempos: "P... da p.... apontada pro céu" foi uma dessas.

"Temos um único propósito: cada jogo nosso é uma decisão. Eu vim aqui para levar o time para a Primeira Divisão. E é com esse espírito que eu, com 69 anos, ainda tenho a p... da p... continua apontada para céu. Eu quero ganhar. Esse espírito que quero passar para vocês. É isso que quero", exclamou o "professor".

Para o segundo turno, a esperança é de uma fase melhor do Cruzeiro, principalmente com o time causando mais temor aos adversários, recuperando o respeito de outrora.

"O respeito você ganha dentro de campo, e a gente já está ganhando. Os times já estão vendo que o Cruzeiro está chegando. Será diferente, não será tão fácil como estava sendo um tempo atrás. Agora, vamos nos impor a cada jogo, não será fácil ganhar da gente. Vão ter que suar pra caramba, correr para caramba, mas do que a gente para poder ganhar [do Cruzeiro], e isso será difícil, porque estamos empenhados e focado nas vitórias. Acredito que é um momento de muita dedicação, muito esforço para todo mundo para que as coisas possam acontecer neste returno", garantiu.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X CONFIANÇA

Motivo: 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 20 de agosto de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)

CRUZEIRO: Fábio; Norberto, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano, Rômulo e Giovanni; Bruno José, Dudu (Wellington Nem) e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CONFIANÇA: Michael, Jonathan Bocão, Vinicius Santana, Nery Bareiro e Lucas Sampaio; Serginho, Fernando Medeiros e Jhemerson; Robinho, Luidy e Hernane Brocador. Técnico: Zé Carlos Leal (Interino)

Cruzeiro