Topo

São Paulo

Crespo não cai em um mata-mata há dois anos; veja o retrospecto do técnico

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 04h00

Crespo ainda dava seus primeiros passos como treinador de futebol quando foi eliminado para o Estudiantes, pela primeira fase da Copa da Superliga Argentina de 2019. Na ocasião, o Banfield, o segundo time da sua carreira, venceu o primeiro jogo por 1 a 0, mas ficou fora da competição ao perder na volta por 2 a 0. A queda no torneio, somada ao fraco desempenho no Argentino, contribuiu para a demissão de Crespo.

Desde então, o técnico argentino nunca mais soube o que é ser eliminado em uma fase de mata-mata. Crespo foi campeão da Copa Sul-Americana de 2020, pelo Defensa y Justicia, e do Paulistão de 2021, pelo São Paulo.

Hoje (17), às 21h30 (de Brasília), o argentino tentará manter o bom retrospecto para manter o São Paulo na briga pelo título da Libertadores. Depois de empatar por 1 a 1 no Morumbi, a equipe precisa de um empate por dois ou mais gols ou uma vitória simples no Allianz Parque para eliminar o Palmeiras nas quartas de final.

O rival alviverde tem sofrido desde a chegada de Crespo ao São Paulo no início da temporada. O argentino nunca foi derrotado pelo Palmeiras. Foram cinco partidas, com duas vitórias são-paulinas e três empates. Foi sobre os palmeirenses que o São Paulo conquistou o Paulistão e encerrou um jejum de mais de oito anos sem títulos.

Arte Crespo Modena -  MB Media / Colaborador/Getty Images -  MB Media / Colaborador/Getty Images
Imagem: MB Media / Colaborador/Getty Images

A primeira experiência de Crespo como treinador foi em 2015, quando assumiu o Modena, da segunda divisão italiana. Na época, a equipe participou de duas fases de mata-mata, ambas com jogos únicos. Na segunda fase da Copa da Itália, os comandados do ex-atacante eliminaram o Tuttocuoio, da Série C, por 3 a 0.

Na fase seguinte, contudo, o Modena encarou um adversário mais forte. O Sassuolo, à época disputando a primeira divisão, venceu por 2 a 0 e decretou a primeira eliminação do argentino em um torneio mata-mata.

A passagem de Crespo pelo Modena durou menos de um ano. Contratado em 30 de junho de 2015, ele foi demitido em 26 de março do ano seguinte. A equipe italiana não conseguiu evitar o rebaixamento para a terceira divisão naquela temporada.

Jogos de mata-matas:

Modena 3 x 0 Tuttocuoio - 2ª fase da Copa da Itália 2015/16 - jogo único

Sassuolo 2 x 0 Modena - 3ª fase da Copa da Itália 2015/16 - jogo único

Arte Crespo Banfield - Marcos Brindicci/Getty Images - Marcos Brindicci/Getty Images
Imagem: Marcos Brindicci/Getty Images

Foi no Banfield que Crespo conheceu sua segunda e — até o momento — última eliminação em fases de mata-mata. Em uma temporada em que brigou para não ser rebaixada, a equipe enfrentou o Estudiantes na primeira fase da Copa da Superliga Argentina de 2019. Depois de vencer o primeiro jogo por 1 a 0, o Banfield acabou eliminado ao ser derrotado por 2 a 0 na partida de volta.

Antes disso, Crespo comandou o Banfield na terceira fase da Copa da Argentina, quando eliminou o modesto Juventud Unida por 3 a 0, em abril de 2019. Ele foi demitido antes da disputa da quarta fase da competição, que aconteceu em 18 de setembro, 15 dias depois de sua saída.

Jogos de mata-matas:

Banfield 3 x 0 Juventud Unida G. - 1/32 avos da Copa Argentina 2019 - jogo único

Estudiantes 1 x 0 Banfield - 1ª rodada da Copa da Superliga 2019 - jogo de ida

Banfield 0 x 2 Estudiantes - 1ª rodada da Copa da Superliga 2019 - jogo de volta

Arte Crespo DyJ - Pool/Getty Images - Pool/Getty Images
Imagem: Pool/Getty Images

Em uma equipe mais forte do que as anteriores, Crespo começou a escrever seu bom retrospecto em mata-matas. Foi no comando do Defensa y Justicia que conquistou de maneira invicta a Copa Sul-Americana de 2020 ao eliminar Sportivo Luqueño (PAR), Vasco, Bahia, Coquimbo Unido e Lanús.

Ao todo foram seis vitórias e três empates na campanha, com 16 gols feitos e apenas sete sofridos.

Jogos de mata-matas:

Sportivo Luqueño 1 x 2 DyJ - 2ª fase da Sul-Americana 2020 - jogo de ida

DyJ 1 x 1 Sportivo Luqueño - 2ª fase da Sul-Americana 2020 - jogo de volta

DyJ 1 x 1 Vasco - oitavas de final da Sul-Americana 2020 - jogo de ida

Vasco 0 x 1 DyJ - oitavas de final da Sul-Americana 2020 - jogo de volta

Bahia 2 x 3 DyJ - quartas de final da Sul-Americana 2020 - jogo de ida

DyJ 1 x 0 Bahia - quartas de final da Sul-Americana 2020 - jogo de volta

Coquimbo Unido 0 x 0 DyJ - semifinal da Sul-Americana 2020 - jogo de ida

DyJ 4 x 2 Coquimbo Unido - semifinal da Sul-Americana 2020 - jogo de volta

Lanús 0 x 3 DyJ - final da Sul-Americana 2020 - sem mando

Crespo arte São Paulo - Rubens Chiri/São Paulo FC - Rubens Chiri/São Paulo FC
Imagem: Rubens Chiri/São Paulo FC

Crespo nunca tinha disputado tantas fases eliminatórias como tem feito no Brasil. Antes de enfrentar o Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores, ele disputou seis mata-matas, se classificando em todos.

Os mais dominantes aconteceram no Paulistão. O São Paulo conquistou o título ao eliminar a Ferroviária por 4 a 2, o Mirassol por 4 a 0 e o Palmeiras em dois jogos, com empate por 0 a 0 na ida e vitória por 2 a 0 no Morumbi.

Depois disso, foram mais três duelos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Na Copa do Brasil, o São Paulo tomou um susto na terceira fase ao perder por 3 a 2 para o 4 de Julho, mas avançou com uma goleada por 9 a 1. Nas oitavas de final, eliminou o Vasco com vitórias por 2 a 0 e 2 a 1.

Crespo teve apenas um teste na Libertadores. O empate por 1 a 1 em casa com o Racing forçou o São Paulo a jogar pela vitória na Argentina. A classificação veio com uma vitória por 3 a 1, com o técnico argentino optando por escalar pela primeira vez o jovem Marquinhos como titular - ele fez um gol e deu uma assistência.

O cenário agora é parecido. Depois de empatar por 1 a 1 no Morumbi, o São Paulo precisa vencer o Palmeiras ou buscar outro empate, mas fazendo pelo menos dois gols. O jovem atacante Marquinhos, que foi destaque contra o Racing, tem poucas chances de ficar até no banco de reservas. Ele se junta aos também atacantes lesionados Luciano e Éder que, se forem a campo, devem entrar apenas no segundo tempo.

Jogos de mata-matas:

São Paulo 4 x 2 Ferroviária - quartas de final do Paulistão 2021 - jogo único

São Paulo 4 x 0 Mirassol - semifinal do Paulistão 2021 - jogo único

Palmeiras 0 x 0 São Paulo - final do Paulistão 2021 - jogo de ida

São Paulo 2 x 0 Palmeiras - final do Paulistão 2021 - jogo de volta

4 de Julho 3 x 2 São Paulo - 3ª fase da Copa do Brasil 2021 - jogo de ida

São Paulo 9 x 1 4 de Julho - 3ª fase da Copa do Brasil 2021 - jogo de volta

São Paulo 1 x 1 Racing - oitavas de final da Libertadores 2021 - jogo de ida

Racing 1 x 3 São Paulo - oitavas de final da Libertadores 2021 - jogo de volta

São Paulo 2 x 0 Vasco - oitavas de final da Copa do Brasil - jogo de ida

Vasco 1 x 2 São Paulo - oitavas de final da Copa do Brasil - jogo de volta

São Paulo 1 x 1 Palmeiras - quartas de final da Libertadores 2021 - jogo de ida

São Paulo