Topo

Paulo Andrade vê Inglês no topo e celebra evolução do público brasileiro

Narrador do grupo Disney, Paulo Andrade está pronto para mais uma temporada do futebol internacional - Guido Bompan
Narrador do grupo Disney, Paulo Andrade está pronto para mais uma temporada do futebol internacional Imagem: Guido Bompan

Letícia Lázaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2021 04h00

A temporada 2021/2022 do futebol europeu está de volta e, com isso, Paulo Andrade volta a entrar nos lares dos torcedores de clubes do Velho Continente pelos canais ESPN e Fox Sports. Há mais de uma década, é dele uma das vozes responsáveis pelo crescimento da popularidade do futebol internacional no Brasil, em especial o Campeonato Inglês, que, pessoalmente, é o preferido do narrador.

"O Campeonato Inglês é o melhor do mundo", opinou Andrade, em entrevista ao UOL Esporte. "É indiscutível que o Campeonato Inglês, em diversos aspectos, é o melhor do planeta, mas isso não quer dizer desmerecer os outros, de jeito nenhum", acrescentou.

Narrador da Premier League desde 2003, Paulo tem uma relação especial com a liga que, para ele, é a mais equilibrada de todas, o que faz com que o nível de qualidade do futebol apresentado seja maior. Apesar do carinho pelo Inglês, o narrador conta que tem como objetivo se identificar também com outras ligas. Em 2021, oportunidades não vão faltar.

Nesta temporada do futebol internacional, o grupo Disney terá os direitos de transmissão de quatro das principais ligas europeias: além do Inglês e do Espanhol, que já fazem parte da programação da ESPN há alguns anos, também exibirá o Italiano e o Francês — que agora terá a presença de Lionel Messi, reforço do PSG.

As transmissões de partidas do futebol europeu no Brasil têm crescido de forma avassaladora. Com o avanço do streaming e das redes sociais, as possibilidades são ainda maiores. Assim, a relação dos torcedores brasileiros com os clubes do exterior tem se tornado muito próxima.

Andrade vê com muito orgulho o papel desempenhado por ele e pela ESPN nessa relação entre torcedores e clubes. Para o narrador, é nítida a evolução dessa proximidade com o passar dos anos.

"Houve uma mudança drástica na mentalidade de quem vê o futebol internacional. Quando eu comecei na ESPN, a atração era o jogador brasileiro no futebol internacional", analisou. "Hoje, a gente pode perceber, principalmente nas redes sociais, vários torcedores e conhecedores do dia a dia. Assim como temos [os torcedores] dos clubes brasileiros, hoje temos os do futebol europeu".

Apesar desse estreitamento da relação ser o sinal de um trabalho muito positivo da ESPN, a aproximação do brasileiro com o futebol internacional evidenciou ainda mais os problemas que o futebol brasileiro têm. Com a transmissão massiva e facilitada de jogos dos clubes europeus, tornou-se muito comum que as crianças realmente torçam e acompanhem os times de fora, deixando um pouco de lado o esporte praticado no Brasil. Sobre isso, Paulo Andrade mostra-se preocupado:

"Eu acho preocupante no sentido de que a gente vai ficando para trás aqui no Brasil. Essa coisa da troca é o que me preocupa. Eu não acho legal, eu gostaria que houvesse um somatório", ele disse. "Eu não gostaria que o futebol europeu ofuscasse o brasileiro, mas para isso a gente tem que trabalhar melhor por aqui".

Volta dos torcedores aos estádios

A nova temporada do futebol europeu promete ser ainda mais especial graças à volta das torcidas aos estádios na maioria dos países. O som ambiente orgânico, que tanto fez falta nos últimos dois anos, é ainda mais importante para Paulo Andrade.

"Eu tenho uma particularidade. Eu falo: 'pode subir o som aí'. Sobe o som do público, e isso me obriga a subir o meu tom e deixar a transmissão mais empolgante", disse ele, acrescentando que vai ser emocionante ver a torcida de volta ao estádio.

Para permitir a volta da torcida com segurança, os times ingleses definiram uma série de protocolos. Cada cidade terá suas próprias regras mas, de forma geral, os torcedores terão que comprovar que estão completamente vacinados ou apresentar um teste recente negativo para a covid-19.

O pontapé inicial da Premier League aconteceu na sexta-feira (13), com o duelo londrino em que o recém-promovido Brentford recebeu e venceu o Arsenal por 2 a 0, no primeiro jogo com capacidade máxima de seu novo estádio (18 mil espectadores). Paulo Andrade, claro, foi escalado para narrar a partida, iniciando mais uma temporada com a ESPN e a Premier League.

Para o futuro, no entanto, ele quer continuar indo além. Seu maior desejo é seguir narrando o máximo de eventos e ligas, fazendo parte da vida de todos que gostam de acompanhar o futebol.