Topo

Atlético-GO vence de virada e amplia sequência ruim do Bahia no Brasileirão

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/08/2021 20h10

O Atlético-GO venceu o Bahia de virada por 2 a 1 na noite de hoje (15), no estádio Pituaçu, em Salvador, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Gilberto abriu o placar para o Esquadrão de Aço aos 25 minutos do primeiro tempo e Zé Roberto e João Paulo marcaram aos 10 e aos 15 da segunda etapa para o Dragão.

Com o resultado, o Bahia aumentou ainda mais seu jejum e chegou a seis partidas sem vencer na competição, permanecendo com 18 pontos e na 13º colocação. O Atlético-GO subiu duas posições e passou a ocupar a 7ª posição da tabela, com 23 pontos somados.

Na próxima rodada, o Bahia encara o Grêmio, sábado (21), às 21h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. No mesmo dia, às 17h00, o Atlético-GO encara a Chapecoense, no Estádio Antônio Accioly, em Goiás.

O jogo

A partida não teve predominância de nenhuma equipe, se mostrando bem equilibrada e alternando os poderes na medida que os gols aconteciam. O Atlético-GO controlou o jogo no começo do primeiro tempo, mas logo depois o Bahia passou a mostrar mais perigo até abrir o marcador aos 10 minutos. A postura mudou logo em seguida e ao longo do segundo tempo foi o Dragão quem conseguiu dominar e marcar duas vezes, entre elas, em uma falha do goleiro Matheus Teixeira.

Medalhista de ouro no Pituaçu

Hebert Conceiçao na partida entre Bahia e Atlético-GO pelo Brasileirão - Felipe Oliveira / EC Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Hebert Conceiçao na partida entre Bahia e Atlético-GO pelo Brasileirão
Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

A partida contou com a presença do pugilista medalhista olímpico Hebert Conceição, no estádio Pituaçu. Ele foi convidado pelo Bahia junto a outros 24 torcedores para acompanhar o jogo do Tricolor contra o Atlético-GO.

Atlético-GO não encontra espaço

O Atlético-GO passou todo o começo do primeiro tempo tendo mais posse de bola, porém, sem conseguir encontrar espaço para realizar jogadas de velocidade com Arnaldo e Dudu para se infiltrar na defesa e finalizar. O tricolor, por outro lado, cresceu na segunda metade do primeiro tempo e se mostrou superior, fazendo as melhores jogadas de perigo com Gilberto e Maycon Douglas.

Gilberto quebra jejum e vira artilheiro

Gilberto marcou aos 25 minutos da primeira etapa arriscando de muito longe e mandando no ângulo de Fernando Miguel. Com o gol, o atacante quebrou o jejum de oito partidas sem marcar e igualou a marca de Bruno Henrique, do Flamengo, ambos com oito gols marcados no Brasileirão. Antes de hoje, a última vez que Gilberto tinha marcado foi no dia 4 de julho, no triunfo por 2 a 0 sobre a Chapecoense na Arena Condá, pela 9ª rodada do Brasileirão.

Bahia muda postura depois de abrir o placar

Depois do gol, o Bahia mudou de postura e adotou o mesmo esquema do início do jogo, recuando um pouco e dando mais espaço para os jogadores do Atlético-GO desenvolverem suas jogadas. Apesar disso, a equipe visitante não conseguiu igualar o marcador na primeira etapa.

Rodriguinho passa despercebido na partida

O Bahia perdeu grandes oportunidades com Maycon Douglas e principalmente com Rodriguinho. Um dos maiores nomes do Bahia na temporada, ele não conseguiu fazer uma boa partida, nem mesmo com a volta de Gilberto ao time titular, seu principal parceiro na equipe. O meia não conseguiu evoluir nenhuma jogada que tentou desenvolver ao longo do jogo.

Lei do ex iguala e João Paulo vira

Zé Roberto, revelado pelo Bahia, empatou a partida aos 10 minutos do segundo tempo depois de receber cruzamento na medida de Arnaldo pela direita e testar para o gol de Matheus Teixeira. Cinco minutos depois, Matheus Teixeira saiu jogando errado, João Paulo interceptou o passe e ficou livre com a bola para bater colocado e virar o jogo.

Chances nos minutos finais

O Bahia buscou o empate a todo custo nos minutos finais do jogo. Rodriguinho apareceu em algumas tentativas, mas não conseguiu marcar e a situação piorou quando o homem do gol da equipe, Gilberto, pediu para ser substituído. O Atlético-GO, por outro lado, garantiu a virada no marcador e se fechou em seu campo defensivo evitando as investidas dos comandados por Dado Cavalcanti.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 x 2 ATLÉTICO-GO

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Pituaçu, Salvador (BA)
Data e hora: 15/08/2021 (domingo), às 18h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Felipe Alan Costa de Oliveira
Cartões amarelos: Daniel (BAH), Conti (BAH)
Gols: Gilberto, aos 25/1ºT (BAH); Zé Roberto, aos 10/2ºT (ACG) e João Paulo, aos 15/2ºT (ACG)

Bahia: Matheus Teixeira, Conti, Nino Paraíba, Luiz Otávio, Juninho Capixaba, Patrick de Lucca (Matheus Bahia), Lucas Mugni (Óscar Ruíz), Daniel, Maycon Douglas (Matheus Galdezani), Gilberto (Rodallega) e Rodriguinho. Técnico: Dado Cavalcanti.

Atlético-GO: Fernando Miguel, Dudu (Toró), Wanderson, Eder, Natanael, Willian Maranhão, Gabriel Baralhas, Arnaldo, João Paulo (André Lima), Janderson (Lucão) e Zé Roberto (Ronald). Técnico: Eduardo Barroca.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o Bahia caiu para a 13ª colocação do Brasileirão, não 12ª. O erro foi corrigido.
Diferentemente do que foi informado, o Atlético-GO chegou aos 23 pontos no Brasileirão, e não 27. O erro foi corrigido.