Topo

Cruzeiro

Cruzeiro aposta em departamento de futebol 'cascudo' por reação na Série B

Luxemburgo e Ricardo Rocha se juntam ao auxiliar Belletti na missão de retornar com o Cruzeiro à Série A - Bruno Haddad/Cruzeiro
Luxemburgo e Ricardo Rocha se juntam ao auxiliar Belletti na missão de retornar com o Cruzeiro à Série A Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

11/08/2021 04h00

Aquele ditado "enquanto há chance, há esperança" tem sido um mantra no Cruzeiro no que diz respeito ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Em movimento de fuga da parte de baixo da tabela de classificação da Segunda Divisão, a Raposa saiu da zona de rebaixamento, mas ainda se vê em perigo no 15ª lugar (16 pontos em 16 jogos). E a aposta do time estrelado é em membros do departamento de futebol com vasta experiência para, quem sabe, promover uma arrancada rumo ao G4 da competição.

O Cruzeiro trocou de técnico recentemente e trouxe Vanderlei Luxemburgo, contratação que o UOL Esporte antecipou, assim como fez na saída do técnico Mozart. Luxa é um nome de peso no futebol brasileiro e teve essa característica ressaltada por diversos jogadores celestes logo que retornou ao clube para sua terceira passagem — antes dirigiu a equipe estrelada entre 2002 e 2004, e em 2015.

"Um cara do tamanho do Luxemburgo, um cara de peso, essa mudança é maior e melhor ainda", vislumbrou o zagueiro Eduardo Brock em entrevista exclusiva ao UOL na semana passada.

Discurso feito também pelo meia Giovanni, autor do gol da vitória sobre o Brusque no sábado passado, justamente na reestreia de Luxemburgo, que encerrou uma sequência negativa de nove partidas no clube.

"O Cruzeiro tem uma cara nova com tudo que está acontecendo, é a cara do professor Vanderlei. Temos que jogar jogo a jogo e mirar o foco lá em cima. O Cruzeiro tem que mirar o G4, temos que trabalhar para isso, cada jogo é uma decisão. Precisamos nos dedicar, ter comprometimento, vontade e dedicação. É focar no G4 e a cada dia que passa trabalhar firme para conquistá-lo", disse.

Tamanho respeito que os jogadores têm por Luxemburgo, também o têm por outras duas peças que integram o departamento de futebol estrelado: o ex-zagueiro Ricardo Rocha, tetracampeão mundial com a seleção brasileira (em 1994), que chegou para ser gerente de futebol — foi apresentado ontem (10) — e Juliano Belletti, revelado pela Raposa nos anos 1990, e tetracampeão do mundo com o Brasil (em 2002).

Belletti, que era diretor de negócios internacionais do Cruzeiro até fevereiro deste ano, mudou de cargo e agora é auxiliar fixo da comissão técnica. Com bastante rodagem no mundo da bola, pois vestiu camisas pesadas, como do Barcelona (ESP), do Chelsea (ING) e do Villareal (ESP), o ex-lateral, que também atuou como meia em parte da carreira, usa sua experiência agora em prol da Raposa.

Ricardo Rocha

Chamado de "Xerife" em postagem feita nas redes sociais do Cruzeiro, Ricardo Rocha chega com a dimensão da atual condição do clube, em dificuldade financeira, e ressalta o grande desafio que terá pela frente.

"Quem me conhece sabe que eu não sou de fugir de missões difíceis. Ao longo da minha carreira, já estive diante do que parecia impossível, então, não fugiria agora. Aceito este desafio porque acredito que um trabalho bem feito, fé e muita vontade podem tudo. E é com esse espírito que aceitei o convite de Luxemburgo e da diretoria do Cruzeiro", publicou Ricardo Rocha em sua conta particular no Instagram.

Cruzeiro na Série B

Ricardo Rocha chega ao Cruzeiro para ser um interlocutor entre o vestiário e a diretoria cruzeirense, um braço de apoio ao diretor de futebol Rodrigo Pastana. A Raposa, que tenta emplacar uma sequência de vitórias na Série B, ocupa, depois da vitória em cima do Brusque (2 a 1 de virada na estreia de Luxa), o 15º lugar, com 16 pontos — em 16 jogos.

O próximo compromisso na competição é muito importante, pois enfrenta um rival direto na parte de baixo da tabela: o Vitória da Bahia, que tem 13 pontos e é o primeiro clube na zona do rebaixamento — 17º lugar.

"Nós vamos colocar o Cruzeiro no lugar que ele merece, no topo! Vai ser preciso muito esforço e trabalho, mas estamos com pessoas que não fogem de desafios, que na verdade se fortalecem ainda mais com eles. Eu confio nos profissionais que fazem parte do Cruzeiro e eu busco com muita vontade que os jogadores alcancem seu potencial máximo. Farei tudo para que isso aconteça! Isso é construído com franqueza e confiança. Eu confio neles!", garantiu Rocha.

Cruzeiro