Topo

Grêmio de Felipão faz campanha de G4, mas 'joga pelos pontos e deu'

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/08/2021 04h00

O Grêmio ganhou a primeira partida em casa no Campeonato Brasileiro, ao fazer 2 a 1 na Chapecoense, e conseguiu a primeira virada no placar em quase três meses. Mais do que isso, obteve a quinta vitória sob comando de Felipão e viu o desempenho da atual passagem do treinador chegar a 62,9% de aproveitamento. A campanha anima, mas Scolari vai com calma e um alerta: não pretende jogar bonito. O suor vai ser o combustível de um time que ainda aprende a ser pragmático.

A campanha do Grêmio com Felipão envolve jogos da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão. São nove partidas com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.

O aproveitamento de Felipão em Porto Alegre é igual ao de Red Bull Bragantino e Flamengo no Campeonato Brasileiro. O time de Bragança Paulista é quarto colocado na tabela, com 28 pontos conquistados.

Diante da Chapecoense, o futebol do Grêmio passou longe do G4. Mais ofensivo, o time sofreu atrás. Levou gol de Anselmo Ramon no início e escapou do placar de 2 a 0 graças a uma incrível defesa de Gabriel Chapecó, à queima-roupa dentro da área. Ainda no primeiro tempo, Alisson e Miguel Borja viraram o placar. O próprio Luiz Felipe Scolari admitiu que a vitória foi com atuação "razoável".

Mas o treinador fez um alerta a todos. O Grêmio das próximas semanas, dos jogos que restam no ano, não deve mudar tanto.

"Uma das coisas que pretendemos é que a equipe tenha um procedimento muito melhor em campo, mas o que queremos são os pontos. Não adianta ficar pensando em beleza. Beleza não vai adiantar de nada, eu quero é ponto. Pode ficar brabo, pode me tachar disso ou daquilo. Mas eu quero sair dessa situação. Se tiver, em algum momento, que optar, eu vou optar pelos pontos. Ponto", disse Felipão.

Ao Grêmio, jogar em um estilo mais direto se torna difícil pelo histórico recente. De 2015 para cá, o time passou a atuar com outra proposta. O elenco atual foi montado a partir das ideias de um jogo mais ofensivo e de posse. Por isso as contratações foram retomadas e podem acontecer em grande número — até quatro nomes, incluindo Borja.

"Temos que fazer os pontos necessários para fugir da situação em que estamos. Trabalhamos no dia a dia para que o trabalho seja mais concatenado entre meio-campo e ataque", comentou Scolari.

Com 10 pontos e na penúltima colocação, o Grêmio volta a campo contra o São Paulo, sábado (14), no Morumbi.