Topo

São Paulo

Hernanes critica mentalidade da base do SPFC: "Estão com cabeça na Europa"

Hernanes, durante participação no Bola da Vez - Divulgação/ESPN
Hernanes, durante participação no Bola da Vez Imagem: Divulgação/ESPN

Do UOL, em São Paulo

23/07/2021 10h01

Fora do São Paulo depois de acertar a rescisão de seu contrato, o meia Hernanes criticou a mentalidade dos jogadores da base do clube. Em participação no programa "Bola da Vez", da ESPN, ele disse ter conversado com alguns atletas e se incomodado com os desejos profissionais deles.

"Com as redes sociais, o jogador se identifica com o mundo e não com o clube. Logo cedo, eles começam a vislumbrar uma carreira no exterior. Há alguns meses, estive em Cotia [onde a base do São Paulo treina] e, na conversa com alguns jogadores, eles já falaram que o sonho era jogar no Barcelona, no Real Madrid... Nem jogaram no profissional ainda, mas já estão com a cabeça lá fora", disse.

O meia disse ter sentido um choque geracional na conversa. Assim como os jovens, Hernanes também é oriundo das categorias de base do São Paulo. Ele, porém, afirma que sonhava em fazer história no clube antes de pensar em sair.

"Lembro bem que quando eu cheguei na Barra Funda [local do CT do time profissional], pensava que não sairia sem antes pendurar uma foto minha na parede. E antes de chegar, eu já tinha identificação com o clube porque torcia para o São Paulo. Acho que esse status de ídolo, de chegar na galeria de ídolos do clube, é muito difícil. Culturalmente, isso mudou dentro de cada jogador", prosseguiu.

O Bola da Vez com Hernanes irá ao ar amanhã (24), às 19h55 (de Brasília).

São Paulo