Topo

Alvo de gigantes, argentino foi "sensação" na Itália e pode desafiar Neymar

Cristian Romero se destaca na defesa argentina e promete resolver problema da seleção - Gustavo Pagano/Getty Images
Cristian Romero se destaca na defesa argentina e promete resolver problema da seleção Imagem: Gustavo Pagano/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

10/07/2021 04h00

A Argentina é uma seleção cuja geração tem reconhecido poder ofensivo. Mas, enquanto sobram opções de qualidade para fazer os gols, falta para evitá-los. Um jogador, porém, mostra que é possível imaginar o fim da "seca" de zagueiros. Cristian Romero é disputado por gigantes na Europa, foi sensação na Itália e pode encarar Neymar na decisão da Copa América. Brasil e Argentina se enfrentam hoje (10), às 21h, no Maracanã.

Há duas partidas que ele não tem condições de jogo. Uma pequena lesão no joelho direito fez de Pezzella o parceiro de Otamendi nos duelos com Colômbia e Equador. Mas há chance de regresso exatamente na grande final. Então, a possibilidade de marcar certamente o atacante mais duro que terá como adversário no torneio: Neymar.

Ter como rival um jogador de tamanho potencial não chega a ser novidade na carreira do defensor de 23 anos formado no Belgrano, clube pelo qual jogou apenas 16 partidas no principal. Teve os direitos econômicos vendidos ao Genoa, da Itália, em 2018, com apenas 20 anos, e depois negociado com a Juventus e emprestado à Atalanta, clube que defende atualmente. Ele está acostumado a duelos em alto nível.

Na última temporada, Romero foi "sensação" no Italiano. Embalado pela boa fase da Atalanta, acabou eleito melhor zagueiro da Série A.

Não demorou para surgirem interessados de peso na chegada dele. O primeiro é o Manchester United, que promete concorrer com Barcelona e Liverpool pela contratação do jogador. Há, antes uma pendência a se resolver. A cláusula de aquisição garante preferência para Atalanta, que deve desembolsar 25 milhões de euros (R$ 155,1 milhões na cotação atual) para garantir seus direitos, nem que posteriormente os venda após valorização.

Com duas partidas na Copa América, Romero já ganhou elogios do técnico Lionel Scaloni. "É um garoto espetacular, espero que defenda a seleção por muitos anos", afirmou o treinador.

Na competição, o jovem já teve pela frente Cavani e Suárez, e deixou o campo sem ver a meta argentina ser vazada. Agora, o novo teste pode ser com Neymar.