Topo

Marquinhos relembra acusação de Messi na semi em 2019: "Ferida foi dele"

O zagueiro da seleção brasileira Marquinhos durante entrevista coletiva, hoje (7) - Reprodução/CBF TV
O zagueiro da seleção brasileira Marquinhos durante entrevista coletiva, hoje (7) Imagem: Reprodução/CBF TV

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/07/2021 14h08

Brasil e Argentina voltam a se enfrentar pela Copa América neste sábado (10), às 21h, no Maracanã. Desta vez o clássico será válido pela decisão do torneio, mas em 2019 ele aconteceu na semifinal e terminou com vitória verde-amarela por 2 a 0 diante de muita polêmica em relação à arbitragem. Astro da seleção argentina, Messi chegou a dizer que aquela Copa América estava "armada" para os brasileiros.

Dois anos depois, às vésperas deste reencontro, o zagueiro Marquinhos foi perguntado hoje (7), em entrevista coletiva na Granja Comary, quais foram as consequências do gesto do argentino, se em algum momento ele pediu desculpas e se essa ferida cicatrizou com o tempo: "A ferida foi muito mais nele do que na gente, porque a gente conseguiu o objetivo. Não sou próximo a ele, não tenho contato e não sei se ele falou com alguém", disse, antes de completar.

"Isso vem se tornando constante. Sempre que a gente ganha jogo ou passa de fase, tem sempre alguém falando ou reclamando de uma situação. A gente sabe o tanto que eles querem ganhar do Brasil, o quanto eles querem eliminar o Brasil nas competições. Mas sempre tem que fazer no presente, o que passou passou e a gente conseguiu os nosso objetivos e fomos felizes no momento. A ferida foi muito mais do lado dele [Messi] do que do nosso."

Em 2019, o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0 no Mineirão, com gols de Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Messi e os jogadores da Argentina reclamaram na ocasião de dois supostos pênaltis não marcados pela arbitragem para eles — o segundo teria sido na origem da jogada de um dos gols do Brasil. "Cansaram de marcar besteiras nesta Copa América e hoje não foram nenhuma vez ao VAR. Fizemos um esforço muito grande. Os lances pequenos eram sempre a favor deles. Cartões para nós e nada para eles. Tiveram jogadas claras que não viram", disse Messi.

Na decisão do terceiro lugar, Messi foi expulso ainda no primeiro tempo e ampliou as críticas em relação à arbitragem: "A corrupção e os juízes não deixaram as pessoas aproveitarem, e o futebol foi arruinado. Lamentavelmente, acho que está armado para o Brasil."

Polêmicas à parte dois anos depois, Marquinhos prega respeito ao desempenho de Messi na final da Copa América de 2021.

"É uma fera, né? É um grande jogador, é um jogador que pode desequilibrar o jogo e temos que ter um cuidado muito grande não só com ele, mas com todos os jogadores. Temos respeito e admiração muito grandes, mas a gente coloca isso de lado no momento, porque vamos estar defendendo o nosso e ele vai defender o dele. Vai ser uma guerra e quem for mais forte vai vencer. É competitividade, por mais que a gente goste do jogador, ali a gente vai defender e lutar o nosso e vamos tentar atrapalhar o deles."