Topo

Richarlison evita assunto Real Madrid e explica ação a favor da ciência

Richarlison durante entrevista na seleção brasileira; ele tem um gol e duas assistências na Copa América - Reprodução/CBF TV
Richarlison durante entrevista na seleção brasileira; ele tem um gol e duas assistências na Copa América Imagem: Reprodução/CBF TV

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2021 11h47

Richarlison é um dos jogadores mais badalados da seleção brasileira ao longo desta edição da Copa América. Além de ser importante em campo porque jogou as seis partidas e contribuiu com gol e assistências até a chegada à final, ele vive uma rotina agitada fora de campo: foi convocado às pressas para as Olimpíadas e será o camisa 10 do time, despertou interesse do Real Madrid e protagonizou uma campanha a favor da ciência.

Na vitória por 1 a 0 sobre o Peru válida pelas semifinais da Copa América, Richarlison usou uma chuteira estilizada que tinha o desenho de um pombo, seu apelido, com braços humanos, e a inscrição "@cienciasup", em referência à página do Instagram dedicada à divulgação científica da USP (Universidade de São Paulo).

Richarlison é o embaixador do programa USP Vida, que existe desde abril de 2020 e foi criado para receber doações, que são direcionadas para pesquisas na área de covid-19. A chuteira de Richarlison está disponível para leilão no site "Play For a Cause" e o lance mais recente até a manhã de hoje (8) é R$ 5.825,00, que serão destinados à entidade. "Teve essa parceria com a Nike e a USP, meus assessores tiveram essa ideia e eu achei bacana, então usei a chuteira na semifinal", disse o jogador, antes de completar:

Chuteira - Reprodução/Play For a Cause - Reprodução/Play For a Cause
Chuteira usada por Richarlison na semifinal da Copa América
Imagem: Reprodução/Play For a Cause

"É importante fazer isso, desde que começou a covid eu venho ajudando o pessoal da USP, arrecadando fundos para eles, é importante fazer isso. Hoje [ontem] eu estava vendo jogo da Eurocopa e vi o estádio quase cheio lá fora, então a gente sente saudades desse clima também, quer que as coisas voltem ao normal, por isso tenho ajudado bastante ao pessoal da ciência."

Já sobre o interesse do Real Madrid no mercado da bola divulgado nesta semana pela imprensa internacional, Richarlison falou menos. Ele foi indicado ao gigante espanhol pelo seu ex-técnico no Everton-ING, Carlo Ancelotti, e pode se transferir nos próximos meses.

"Eu sou um cara totalmente concentrado no meu trabalho, vivo no agora. Também fui convocado para as Olimpíadas em pleno jogo da semifinal recentemente, então meu foco continua o mesmo na Copa América e quero levantar essa taça. É minha segunda competição pela seleção e quero conquistar meu segundo título."

Leia outras declarações de Richarlison:

Camisa 10 nas Olimpíadas

"Já ouvi falar que a camisa é pesada e eu sei o quanto é, porque a camisa 10 significa grandes jogadores na seleção, como Neymar, Pelé e Zico. Eu sei da responsabilidade que tenho, o peso que carrego, mas vou com a cabeça firme para manter o ouro olímpico, vou como jogo na seleção principal, sei que vou ser espelho para muitos garotos também."

Richarlison - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Richarlison tenta drible sobre jogador do Peru em jogo que deu vaga na final da Copa América
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Final da Copa América e rivalidade

"Até pela rivalidade que tem na América no Sul. No outro lado tem grandes jogadores, o melhor do mundo. Sabemos da dificuldade de enfrentar a Argentina, vem do passado, e sabemos o que vamos enfrentar no Maracanã, mas vamos para lá ser campeões (...) Provocação de lá, provocação de cá, mas dentro de campo o bicho pega e a gente dá conta do recado. Não vamos falar por falar e sim botar dentro de campo e ganhar todos os jogos, o que a gente está fazendo. A gente vai provocar, sim, vai acontecer, mas o que vale mesmo são os três pontos dentro de campo e quem vai levantar a taça."

Titularidade absoluta na seleção

"Minha vida foi de desafios, desde quando eu fui para Europa nem eu acreditava que ia ficar tanto tempo lá. Mas ganhei maturidade, experiência, graças a Deus peguei bons treinadores que me ajudaram e tenho essa bagagem. Quando cheguei na seleção já sabia o que queria. Todos falam que a camisa pesa, mas para mim não foi assim. Só tenho que agradecer aos meus companheiros, sem eles eu não teria essa confiança alta. Tudo é conjunto, depende do treinador, dos jogadores, do grupo bom que facilita para jogar."