Topo

Palmeirense apelidado de Mbappé vira xodó da seleção na Copa América

Lucas Esteves marca Everton Ribeiro sob olhares de Gabriel Jesus e Gabigol em treino da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Esteves marca Everton Ribeiro sob olhares de Gabriel Jesus e Gabigol em treino da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2021 04h00

A lesão do lateral-esquerdo Alex Sandro, que dificilmente terá condições de jogo até a final da Copa América, fez o técnico Tite chamar um jogador extra para completar os treinamentos da seleção brasileira na Granja Comary. O escolhido foi o jovem Lucas Esteves, que tem 21 anos e faz parte do elenco profissional do Palmeiras desde o começo do ano passado.

O que não se podia imaginar é que o garoto fosse virar uma espécie de xodó dos jogadores mais experientes no dia a dia da equipe. Lucas Esteves é chamado pelos "companheiros" de Mbappé pela suposta semelhança física com o astro francês. Ao seu modo, conquistou o carinho de todos. Na última segunda-feira (5), quando a seleção eliminou o Peru e se classificou para a final da Copa América, ele estava no vestiário, participou da comemoração e ainda posou para a foto com todos os jogadores e o técnico Tite.

Lucas Esteves participará da rotina de treinos da seleção até sexta-feira, quando o grupo viaja de Teresópolis para a capital do Rio de Janeiro e se concentra para a decisão que será sábado, às 21h, no Maracanã, contra a Argentina.

O ambiente da seleção é considerado muito positivo segundo pessoas que o frequentam têm relatado ao UOL Esporte. Isso fez com que o jovem lateral-esquerdo fosse bem recebido e pudesse ter contato próximo com todos. Agora, naturalmente, aqueles com quem ele mais conversa no dia a dia são Weverton, seu companheiro no Palmeiras, e Gabriel Jesus, com quem teve convívio nas categorias de base do clube — eles têm diferença de três anos de idade.

Lucas Esteves - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Parece? Lateral-esquerdo tem sido chamado de Mbappé no dia a dia da seleção
Imagem: Reprodução/SporTV

Uma relação improvável do palmeirense nos bastidores da seleção é o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid. Eles se conheceram nas categorias de base do São Paulo, onde Lucas Esteves atuou entre 2007 e 2014, quando tinha 14 anos e foi dispensado. Militão hoje tem 23, apenas dois anos a mais, e ambos compartilharam rotina e treinamentos em Cotia.

Lucas Esteves estreou profissionalmente pelo Palmeiras em 2019, sob o comando de Felipão e foi promovido de vez no ano seguinte pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele fez 12 partidas em 2020 e 14 neste ano, quando também saiu seu primeiro gol num clássico contra o Santos pelo Campeonato Paulista.

Nesta Copa América, Alex Sandro foi o titular da lateral esquerda em dois jogos e Renan Lodi nos outros quatro.