Topo

Eurocopa - 2021

Únicos: 25 anos depois, Chiesa repete o pai e marca pela Itália na Euro

Chiesa, da Itália, celebra gol marcado sobre a Áustria, na Eurocopa 2021 - FRANK AUGSTEIN/POOL/AFP via Getty Images
Chiesa, da Itália, celebra gol marcado sobre a Áustria, na Eurocopa 2021 Imagem: FRANK AUGSTEIN/POOL/AFP via Getty Images

Colaboração para o UOL, de São Paulo

26/06/2021 19h49

Não foi um jogo fácil para a Itália, mas ela conseguiu sair do Wembley com a classificação para as quartas de final e fazendo história na Euro. O 2 x 1 alcançado somente na prorrogação contou com a participação de Federico Chiesa, o primeiro jogador cujo pai também marcou numa Eurocopa.

Há 25 anos e 12 dias, Enrico Chiesa, ex-atacante e pai de Federico, balançou as redes para a Itália pela Euro de 1996.

O desfecho, entretanto, não foi tão feliz quanto o de hoje (26). O gol de Enrico empatou a partida contra a República Tcheca, pela fase de grupos da competição, mas a seleção do leste europeu marcou o segundo ainda no primeiro tempo, fechando o placar em 2 x 1.

Naquele ano, a Itália foi eliminada da Euro disputada na Inglaterra ainda na fase inicial. A campeã em 1996 foi a Alemanha, diante da própria República Tcheca.

O gol de Federico Chiesa também serviu para quebrar um tabu histórico da Azurra em Eurocopas: eles nunca haviam balançado as redes em prorrogações até hoje. E também ajudou a manter uma sequência de 14 jogos de invencibilidade sobre a Áustria, que vem desde 1960.

Em entrevista pós-jogo, Chiesa afirmou que a Itália "merecia passar", parabenizou o técnico Roberto Mancini por formar um "grupo de 26 titulares" e avaliou a atuação dos austríacos:

"Foi um jogo difícil porque a Áustria não é apenas uma equipe de jogo intenso e agressivo, mas tem jogadores importantes que mantêm posse de bola. Estão de parabéns mas, repito, merecemos passar", disse o atacante da Juventus.

Além do Chiesa "filho", a Itália também contou com o gol de Pessina. Os austríacos chegaram a diminuir com Kalajdzic, mas não conseguiram evitar a eliminação.

A Itália, que está com a maior sequência invicta (31 jogos) e de vitórias (12) em sua história, aguarda pelo resultado de Bélgica x Portugal para saber quem será o seu adversário nas quartas de final, na próxima sexta-feira (2/7), em Munique.