Topo

Grêmio tenta fugir de crise em semana que teve discussão e troca no gol

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/06/2021 04h00

O Grêmio joga contra o Santos, hoje (24), por algo maior do que os primeiros pontos no Campeonato Brasileiro. A partida em Porto Alegre vale para manter o clima normal no clube, que soma três derrotas em três jogos disputados no Brasileirão. O duelo acontece uma semana depois de Tiago Nunes rebater repórter em entrevista coletiva. A passagem com réplica e tréplica foi sobre Paulo Victor, que nem sequer ficará no banco neste confronto após ser protagonista no embate com o Sport.

Grêmio e Santos jogam às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. A partida é válida pela sexta rodada do Brasileirão, mas vai ser o quarto jogo do time gaúcho. Os confrontos com Flamengo e Cuiabá foram adiados —e ainda estão sem nova data.

A mobilização é grande. O Grêmio sabe que precisa vencer, acima de qualquer coisa. O desempenho, contra o Santos, pode até não ser bom. Mas a vitória é considerada fundamental. Um novo tropeço, em casa, escancara a porta para o clima de crise.

O Grêmio, é bem verdade, superou há pouco um novo surto de covid-19 no vestiário. A onda de infecções afetou até a comissão técnica —fazendo o analista de desempenho Pedro Sotero ficar à beira do gramado em dois jogos. Mas internamente a leitura é que, mesmo com o contágio coletivo no elenco, os resultados não podiam ter sumido tanto.

São três jogos sem marcar nenhum gol. E quatro vitórias nos 10 jogos mais recentes.

A aposta é em mudança de estratégia e algumas peças do time.

Coletiva repercutiu

Há uma semana, Tiago Nunes ouviu pergunta sobre Paulo Victor em entrevista coletiva e trocas de frases com o repórter César Fabris, da Rádio Grenal. Entre idas e vindas, o treinador perguntou ao comunicador se ele já havia atuado como goleiro. Na sequência, o técnico defendeu o jogador do Grêmio e disse que não tinha visto falha no gol marcado por Sander, de falta.

A reação de Tiago na coletiva surpreendeu o Grêmio. O clube evitou comentar o episódio publicamente, mas nos bastidores entendeu que o tom de contestação à pergunta foi exagerado. O cenário de nova derrota, e a perda de uma familiar por covid-19 naquela semana foram considerados na avaliação da passagem na entrevista.

Ganhar a partida contra o Santos ajudará o Grêmio dentro e fora de campo.

Confira a transição do trecho da coletiva

César Fabris: "(...) Ele vinha sendo titular, perdeu a vaga e é muito questionado pelos torcedores. E hoje, para os torcedores, ele falhou no gol de falta"

Tiago Nunes: E para você, ele falhou?

CF: Falhou

TN: Então você acha que o desvio no Diego (Souza, que estava na barreira e saltou após a cobrança) não atrapalhou a defesa dele, então?

CF: Não, porque (a bola) foi em cima dele

TN: Você já foi goleiro? Já foi goleiro?

César Fabris: Sou goleiro...

Tiago Nunes: (risos)

CF: Sou goleiro. Mas igual, você vai continuar dando oportunidades a ele entre os titulares ou vai chegar a oportunidade do Adriel ou Chapecó? Até porque o Brenno foi convocado para as Olimpíadas.

TN: Nós temos jogadores jovens em desenvolvimento, mas uma coisa que eu sou extremamente contrário é o tal do cancelamento. É algo que acontece com muita frequência. O Paulo Victor é um goleiro experiente, com rodagem por grandes clubes. Foi contratado em um momento importante do Grêmio e teve boas atuações. Oscilou também, mas merece respeito. Sou totalmente contrário quando se especifica um jogador como culpado. Vivemos uma rotina no futebol que quem está fora é a solução para quem está dentro. É sempre assim que funciona. O desvio no Diego Souza tira totalmente a referência do Paulo. Ele pode ter falhado em outros lances, mas neste não

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SANTOS

Data e hora: 24/06/2021 (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (ambos de RN)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Matheus Henrique, Victor Bobsin (Jean Pyerre), Léo Chu (Luiz Fernando) e Ferreira; Diego Souza
Técnico: Tiago Nunes

SANTOS: João Paulo; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Camacho), Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Kaio Jorge e Marcos Guilherme
Técnico: Fernando Diniz