Topo

Roger aprova convocação de Nino e vê inversão de valores na seleção

Roger aprova convocação de Nino para a seleção olímpica - Jorge Rodrigues/AGIF
Roger aprova convocação de Nino para a seleção olímpica Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, em São Paulo

17/06/2021 22h18

O técnico Roger Machado, do Fluminense, criticou a maneira como as convocações para a seleção brasileira são questionadas. Para ele, o atrito provocado pelos clubes que não querem liberar seus jogadores para a Olimpíada de Tóquio evidencia uma "inversão de valores".

"Isso é um paradoxo e inversão de valores, os clubes não têm do que reclamar", comentou Roger ao ser questionado sobre a convocação do zagueiro Nino, do Fluminense. "O Nino sendo convocado valoriza o trabalho de todos. É mérito do clube e do atleta, que sempre trabalhou planejando os melhores momentos da carreira, e esse é um deles. Eu já fui a uma Copa América e a alguns jogos de Eliminatórias. Não é nada mais satisfatório do que isso."

Segundo Roger, a cobrança dos clubes jamais deve ser sobre o trabalho do treinador, e sim sobre a organização do futebol brasileiro. Para o treinador tricolor, o calendário longo impede os clubes de se planejarem adequadamente e atrapalha o trabalho dos profissionais.

"Hoje se questiona o treinador que convoca muitos jogadores de um clube, ou se questiona o treinador que tem que trocar jogadores, oxigenando a equipe de um jogo para outro. Mas a crítica não tem que ser direcionada a nós, e sim a quem organiza um calendário doido desse", reclamou Roger após a vitória do Fluminense sobre o Santos, hoje (17), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

"Um treinador tem sempre que convocar os melhores. Não é culpa do treinador que não se pare os campeonatos nas datas Fifa. E que hoje se coloca tudo na conta do momento que estamos vivendo. Esse calendário já é assim há muito tempo. Para ele ficar ruim tem que melhorar muito. O futebol brasileiro só vai evoluir na esteira de um calendário bem organizado", ensinou o treinador.