Topo

Quem é Eriksen, jogador da Dinamarca que desmaiou em campo na Eurocopa

MIGUEL MEDINA / AFP
Imagem: MIGUEL MEDINA / AFP

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 16h16

A partida entre Dinamarca e Finlândia, confronto válido pela Eurocopa, ficou marcada pelo acidente envolvendo o meia Eriksen, que desmaiou no gramado. O atleta foi atendido ainda em campo e recebeu massagem cardíaca dos médicos por vários minutos, gerando um momento de tensão e preocupação em todos os que estavam presentes no estádio Parken Stadium, em Copenhague.

Com 29 anos, Eriksen jogou por três clubes, sendo todos eles de países diferentes. Começou a carreira profissional em 2010, na Holanda, atuando pelo Ajax, sendo que em 2013 foi para o Tottenham, da Inglaterra, equipe onde ele mais se destacou e ganhou maior espaço no cenário europeu. Já no ano passado, foi para a Itália jogar pela Inter de Milão, seu time atual.

Mesmo com uma carreira de mais de dez anos e de grandes momentos, foi justamente há poucos meses que ele conquistou seu principal título na carreira, o do Campeonato Italiano, com a Inter. Junto com nomes de peso como Lukaku e Lautaro Martínez, Eriksen comandou a equipe Nerazzurri em uma conquista que não vinha desde 2010.

Apesar de não ter conquistado nenhum título com a camisa do Tottenham, foi em solo inglês que ele teve seu melhor desempenho como jogador. Na edição 2018/2019, foi peça importante no esquema do técnico Mauricio Pochettino, que resultou na campanha histórica até a final da Liga dos Campeões, quando perdeu para o Liverpool.

Curiosamente, Eriksen enfrentou o Palmeiras mesmo sem atuar no futebol sul-americano. Em 2012, quando ainda era uma revelação do Ajax, a equipe holandesa passou uma semana no Brasil para fazer uma intertemporada e fez um jogo amistoso contra o Verdão, com vitória do time paulista por 1 a 0, gol de Pedro Carmona.

Já pela Dinamarca, o meia tem mais de 100 partidas oficiais e é um dos destaques do seu país, que já conta com Kasper Schmeichel, goleiro que venceu a Premier League com o Leicester, e Christensen, zagueiro campeão da Liga dos Campeões pelo Chelsea.

Além disso, em 2010, foi o jogador mais jovem da Copa do Mundo realizada na África do Sul, com 18 anos e 4 meses de vida.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O nome do goleiro da seleção da Dinamarca é Kasper Schmeichel e não Peter Schmeichel, como foi informado anteriormente. Peter é pai de Kasper e defendeu a seleção do seu pais até o início dos anos 2000. O erro foi corrigido.