Topo

Copa do Brasil - 2021

Rival do São Paulo na Copa do Brasil planeja até recepção com bombeiros

4 de Julho ganhou do São Paulo no jogo de ida do mata-mata da Copa do Brasil - Rubens Chiri/São Paulo FC
4 de Julho ganhou do São Paulo no jogo de ida do mata-mata da Copa do Brasil Imagem: Rubens Chiri/São Paulo FC

Bruno Menezes

Do UOL, em São Paulo

08/06/2021 13h15

O diretor de marketing do 4 de Julho, Antônio Valdenor de Brito, recebeu um telefonema inusitado no começo desta semana: um representante do Corpo de Bombeiros de Piripiri, no Piauí, avisou que, em caso de classificação contra o São Paulo no jogo desta terça-feira (8), o time será recepcionado de forma digna na volta à cidade.

O 4 de Julho, que atualmente disputa a série D do Campeonato Brasileiro, venceu o São Paulo por 3 a 2 na estreia do Tricolor na Copa do Brasil, na última terça (1º). Hoje, às 19h, acontece no Morumbi o jogo da volta. O 4 de Julho precisa de um empate para avançar. O São Paulo se classifica com vitória por dois gols de diferença. Se o São Paulo ganhar por um gol de diferença a vaga será decidida nos pênaltis.

Para Valdenor, a vitória sobre os comandados de Hernán Crespo foi o dia mais importante da história do clube. "Dá para pedir um feriado municipal para a prefeitura", brinca. "Afinal, é isso: vamos enfrentar um monstro do futebol brasileiro, três vezes campeão mundial".

A festa pela vitória na semana passada foi grande. "Tive que pagar uma promessa, cruzei o campo de joelhos. O significado disso veio também na parte financeira, afinal, nosso clube angariou fundos para que a gente trabalhe tanto em 2021 como em 2022. Agora, a meta é a construção do nosso CT", disse o dirigente.

"Temos a chance de colocar o clube definitivamente na história do futebol brasileiro. Além de um resultado positivo reestruturar o clube e dotá-lo de uma estrutura melhor, também existe um peso histórico: o 4 de Julho nunca tinha conseguido um resultado expressivo como agora", completou.

Cartolouco

Nesta semana, o 4 de Julho acertou a contratação de Cartolouco. Mas o influencer, que ficou no elenco do Resende no Campeonato Carioca de 2021 não vai entrar em campo: ele fará a cobertura da partida nas redes sociais.

O dirigente, que também atua como gerente de futebol, vê a ação com o influenciador como uma forma de divulgar o time e minimizou as denúncias de que Cartolouco teria agredido a ex-namorada em 2020. "Não sabia de nada, mas acredito que, nesse momento, isso se torne irrelevante. A nossa intenção é ver só o lado bom dessa iniciativa, que vai agregar muito para o clube. Eu absolutamente não sabia, e não vai mudar em nada", afirma.

O contato entre o clube e o influenciador foi feito pelo próprio Cartolouco, que ligou para Valdenor no fim de semana e propôs mostrar os bastidores do jogo desde a chegada do time ao aeroporto. "Ele vai mostrar um pouco da nossa rotina, e isso vai ser ótimo. Não vai nos atrapalhar em nada, pelo contrário: descontrai o time, não desfoca do objetivo", diz.