Topo

Red Bull Brasil briga por taça da A2. Empresa pode ter dois times na elite?

Jogadores do Red Bull Brasil comemoram após gol contra o Rio Claro - Fernando Roberto/Red Bull Brasil
Jogadores do Red Bull Brasil comemoram após gol contra o Rio Claro Imagem: Fernando Roberto/Red Bull Brasil

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

20/05/2021 04h00

Rebaixado em 2019 após o início da parceria entre Red Bull e Bragantino, o Red Bull Brasil ainda pode ser campeão da segunda divisão do Campeonato Paulista, a A2, neste ano —está disputando as quartas de final contra o Rio Claro. Mesmo assim, a equipe de Campinas, interior de São Paulo, não seria autorizada a disputar a elite estadual enquanto o time-irmão permanecer na mesma divisão.

A questão é a mesma que resultou no rebaixamento em 2019. O artigo 7º do Regulamento Geral de Competições da Federação Paulista de Futebol diz expressamente que "um mesmo grupo econômico poderá deter mais de uma entidade de prática desportiva, desde que ambas não participem da mesma competição, na mesma série ou divisão, em respeito ao princípio desportivo da integridade das competições". A empresa de energéticos Red Bull controla as operações tanto do Red Bull Brasil quanto do Red Bull Bragantino.

Nem mesmo a permanência na segunda divisão depende apenas do Red Bull Brasil. Se em alguma edição, o Bragantino acabar descendo para a A2, o Red Bull Brasil estaria, automaticamente, rebaixado para a A3, mesmo que terminasse em uma posição de acesso à A1. Pelo regulamento, a equipe "B" sempre deverá estar em divisões inferiores ao time principal. Caso o Bragantino caia para A2, o Red Bull Brasil cairia automaticamente para a A3.

Quem fica com a vaga?

O regulamento da A2 prevê que as duas equipes finalistas conseguirão o acesso para a A1 do ano seguinte. Caso o Red Bull Brasil chegue à decisão nesta temporada, a vaga ficaria com o terceiro colocado geral, como previsto no inciso quinto do artigo sétimo do Regulamento Geral de Competições.

O Red Bull Brasil volta a campo na próxima sexta-feira (21), às 11h (de Brasília), contra o Rio Claro. Depois de perder em casa por 2 a 1, a equipe precisa vencer por dois gols de diferença para avançar para a semifinal da competição.