Topo

Paulista - 2021

Paulistão: quem ainda pode se classificar e quem luta contra o rebaixamento

Santos, de Kaio Jorge, pode ser rebaixado se perder - Santos/Divulgação
Santos, de Kaio Jorge, pode ser rebaixado se perder Imagem: Santos/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/05/2021 04h00

O Campeonato Paulista terá sua última rodada da fase de grupos neste domingo (9). Mas o que ainda está em disputa nesses oito jogos? Quem já está garantido nas quartas de final, quem ainda pode se classificar e quem luta contra o rebaixamento?

Confira cada cenário possível a seguir:

Classificação às quartas

Grupo A - O Corinthians já está confirmado no primeiro lugar e vai enfrentar nas quartas de final a Inter de Limeira, que já garantiu a segunda colocação.

Grupo B - Outra chave já definida: o São Paulo, confirmado em primeiro, vai enfrentar a Ferroviária, que é a segunda colocada.

Grupo C - O Red Bull Bragantino, com 22 pontos, já está classificado. A outra vaga está entre Novorizontino (19 pontos) e Palmeiras (18); o Novorizontino enfrenta o Corinthians e precisa de uma vitória simples para avançar, enquanto o Verdão pega a Ponte Preta torcendo por um tropeço do time de Novo Horizonte contra o arquirrival.

Grupo D - Mirassol (17 pontos) e Guarani (14) já estão classificados. O Mirassol só não fica em primeiro se perder do São Paulo e o Guarani vencer a Inter de Limeira, tirando uma diferença de quatro gols no saldo.

Briga contra o rebaixamento

Com apenas três pontos, o São Caetano já caiu. A outra "vaga" na Série A2 está entre São Bento (9 pontos), Santos (10) e Santo André (10). E tem confronto direto na última rodada: Santos x São Bento na Vila Belmiro.

O São Bento precisa vencer o Santos para se salvar; já o Santos se garante na elite com um empate. Se perder, o Peixe está quase certamente rebaixado — só não cai se o Santo André também perder do Ituano e a diferença no saldo de gols, que hoje é de quatro a favor do time do ABC, for tirada.