Topo

Neymar encara jejum de gols em mata-mata da Champions; PSG sente falta

Neymar está há seis jogos eliminatórios sem balançar as redes pelo PSG - Alexander Scheuber - UEFA/UEFA via Getty Images
Neymar está há seis jogos eliminatórios sem balançar as redes pelo PSG Imagem: Alexander Scheuber - UEFA/UEFA via Getty Images

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2021 04h00

Neymar é um dos principais jogadores do mundo e tem mostrado isso nas últimas temporadas. Líder do Paris Saint-Germain, ao lado de Mbapé, o camisa 10 encara incomodo jejum de gols em jogos eliminatórios da Liga dos Campeões: são seis duelos após a derrota para o Manchester City, ontem (28), pelo primeiro duelo da semifinal da atual edição. A última vez que o brasileiro balançou as redes em um mata-mata foi contra o Borussia Dortmund, em março de 2020, em jogo válido pelas oitavas de final.

A seca teve início já a partir da rodada seguinte. Por conta da pandemia, os duelos foram definidos em jogos únicos, o que diminuiu as chances de Neymar balançar as redes. Nas quartas de final, o PSG eliminou a Atalanta com gols de Marquinhos e Choupo-Moting. Na semifinal, 3 a 0 sobre o Liepzig: novamente Marquinhos, Di Maria e Bernat. Os franceses foram derrotados para o Bayern por 1 a 0 na decisão. O brasileiro teve boas atuações e somou duas assistências nesse recorte.

Na atual temporada, Neymar foi muito decisivo para a classificação improvável do PSG às oitavas de final após início complicado. Mas a partir do mata-mata teve problemas com lesões e só voltou ao time nas quartas contra o Bayern. No jogo de ida, vitória por 3 a 2, com gols de Mbapé (2) e Marquinhos. O camisa 10 novamente não marcou, mas deu duas assistências. Na volta, derrota por 1 a 0 e vaga na semifinal.

Contra o Manchester City, ontem, Neymar teve atuação regular. No primeiro tempo foi muito bem e participou das melhores jogadas do time, com exceção do gol — anotado por Marquinhos, após assistência de Di Maria. No segundo tempo, no entanto, o brasileiro viu os ingleses dominarem a partida e pouco acrescentou.

Ao todo na competição, Neymar divide os holofotes com Mbapé, que fez o caminho contrário e tem brilhado nos jogos eliminatórios — ontem, no entanto, teve atuação apagada. O brasileiro tem seis gols e três assistências em oito partidas. Já o francês soma oito gols e três passes em dez duelos.

Para chegar à final, o PSG precisará vencer o Manchester City, na Inglaterra. A missão é difícil, mas os franceses têm tido grande desempenho fora de casa na atual edição da Liga dos Campeões: triunfou sobre Manchester United e Istanbul, na fase de grupos, goleou o Barcelona nas oitavas, e bateu o Bayern, nas quartas.