PUBLICIDADE
Topo

Futebol

São Paulo controla jogo, bate Santo André e chega à sexta vitória seguida

Igor Gomes durante a partida entre São Paulo e Santo André, pelo Campeonato Paulista - Divulgação / São Paulo FC
Igor Gomes durante a partida entre São Paulo e Santo André, pelo Campeonato Paulista Imagem: Divulgação / São Paulo FC

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

23/04/2021 21h52

Classificação e Jogos

O São Paulo venceu o Santo André por 2 a 0 na noite de hoje (23), no Morumbi, e manteve 100% de aproveitamento após a paralisação do futebol em território paulista — são seis vitórias em seis jogos. Em uma atuação sem muito brilho, mas estável, a equipe contou com gols de Joao Rojas e Vitor Bueno para garantir o resultado positivo na partida válida pela sexta rodada do Paulistão.

Com o resultado, o Tricolor é o líder disparado do Grupo B do Estadual, com 22 pontos em nove duelos disputados. A equipe de Crespo tem a melhor campanha da competição. O Santo André é o vice-líder do Grupo A, com seis pontos em sete compromissos.

O São Paulo volta a campo para enfrentar os Ituano, no domingo (25), às 22h15 (de Brasília), em jogo válido pela oitava rodada do Paulistão.

Quem foi bem: Dani Alves

Daniel Alves engatou a terceira partida consecutiva como ala no esquema de Hernán Crespo. O atleta teve uma atuação de destaque diante do Santo André, na noite de hoje, e foi fundamental para o triunfo. Ele deu assistência para o gol anotado por Vitor Bueno aos oito minutos do segundo tempo. O veterano deu passe entre os zagueiros e, visão detalhada do campo, conseguiu achar o novo centroavante livre na grande área.

Quem foi mal: Gegê

O camisa 10 do Santo André teve uma atuação muito ruim. Preso entre os zagueiros do São Paulo e bem marcado, sobretudo por Miranda, não conseguiu criar chances de gol contra a meta defendida por Tiago Volpi. Ele pouco fez em campo e ainda falhou em lances cruciais.

Tiago Volpi brilha com defesas e impede gol do adversário

Mesmo com a superioridade do São Paulo em campo, Tiago Volpi foi exigido em ao menos três chances de gol do adversário. O goleiro defendeu seis finalizações no compromisso, sendo três consideradas difíceis. Ele foi peça importante no triunfo do Tricolor paulista na noite de hoje.

Atuação do São Paulo

O São Paulo teve um ritmo bem menos intenso que o habitual. Com mais tranquilidade e menos criação de jogadas, o time trocou passes no campo de defesa e valorizou a posse de bola —afinal, a maratona segue, com um jogo contra o Ituano agendado já para domingo. O gol marcado por Joao Rojas, ainda aos oito minutos do primeiro tempo, deixou o time à vontade para colocar em prática o pedido de Hernán Crespo. Com a bola na rede de Vitor Bueno, aos oito minutos da etapa final, o time ficou ainda mais calmo e garantiu o placar.

Atuação do Santo André

O Santo André teve dificuldades para colocar em prática o que é pedido técnico Paulo Roberto Santos. Ele costuma pedir ao time para jogar compacto e recuado. A ideia é sair em contra-ataques e chegar ao gol adversário em velocidade. No entanto, a equipe teve dificuldades para levar perigo ao gol de Volpi nos lances de velocidade. A segurança da defesa adversária impediu que o time marcasse nesta noite, no Morumbi. Quando passaram pelos marcadores, Volpi estava atento.

Cronologia do jogo

Joao Rojas roubou a bola no campo de defesa, avançou em contra-ataque pelo lado esquerdo, invadiu a área e balançou a rede de Fernando Henrique com uma finalização colocada. O lance ocorreu aos oito minutos do primeiro tempo.

Vitor Bueno deixou a sua marca aos oito minutos do segundo tempo. Daniel Alves recebeu pelo lado direito do ataque e fez lançamento rasteiro na direção da grande área. O centroavante recebeu e finalizou com tranquilidade.

Diego Costa tem teste positivo de covid-19 e fica fora de jogo

O zagueiro Diego Costa ficou fora da lista de relacionados do São Paulo para o jogo desta noite. O atleta, que já teve covid-19 no início da temporada, voltou a ter um teste positivo para a doença. O departamento médico do Tricolor paulista tentou uma liberação da Federação Paulista de Futebol (FPF), mas só obteve o documento na noite do jogo. Isso fez com que o atleta se ausentasse do duelo por precaução da comissão técnica são-paulina.

São Paulo chega à sexta vitória consecutiva

O São Paulo chegou à sexta vitória consecutiva na temporada, todas após a paralisação do futebol em território paulista, ocorrida por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus. O time bateu São Caetano, Red Bull Bragantino, Guarani, Palmeiras e Sporting Cristal, além do triunfo sobre o Santo André. O último jogo antes da paralisação do esporte ocorreu em 13 de março passado e foi uma derrota para o Novorizontino.

Igor Gomes e Luciano têm atuação abaixo do esperado na criação

Igor Gomes foi escalado como um segundo volante na noite de hoje. Em sua nova posição, não apareceu com frequência. Pelo contrário. Figura apagada em campo, o atleta pouco acrescentou na criação de jogadas para os homens de frente — Luciano, Joao Rojas e Vitor Bueno estiveram em campo no duelo. O desempenho abaixo do esperado culminou na substituição para a entrada de Talles Costa na etapa complementar.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO X SANTO ANDRÉ
Motivo: 6ª rodada do Paulista 2021
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 23 de abril de 2021 (sexta-feira)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Danielo Ricardo Simon Manis e Leonardo Tadeu Pedro
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Cartão amarelo: Luciano, Rodrigo Nestor (São Paulo); Marino, Rodrigo Fagundes (Santo André)

Gols: Rojas, aos 8 minutos do 1º tempo (1-0); Vitor Bueno, aos 8 minutos do 2º tempo (2-0)

São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Bruno Alves; Dani Alves, Rodrigo Nestor (Luan), Igor Gomes (Talles Costas), Luciano e Reinaldo (Léo); Joao Rojas (Bruno Rodrigues) e Vitor Bueno (Martín Benítez). Técnico: Hernán Crespo.

Santo André: Fernando Henrique; Marcos Martins, PV, Rodrigo e Bruno Santos; Fraga (Caio Rangel), Marino (Paulo Roberto), PH (Vitinho) e Gegê; Minho (Rone) e Ramon (Tiago Marques). Técnico: Paulo Roberto Santos.

Futebol