Topo

Palmeiras

Abel se irrita com pergunta sobre tática do Palmeiras: "Futebol é dinâmico"

Abel Ferreira no comando do Palmeiras no Paulistão - Cesar Greco
Abel Ferreira no comando do Palmeiras no Paulistão Imagem: Cesar Greco

Do UOL, em São Paulo

23/04/2021 22h57

O técnico Abel Ferreira apostou novamente em três zagueiros na equipe titular do Palmeiras, mas voltou para o 4-3-3 no segundo tempo, viu o time evoluir e virar para cima do Guarani. Após a vitória por 2 a 1 em Campinas, o treinador se irritou ao ser questionado sobre o esquema tático em entrevista coletiva virtual.

"Quando cheguei, joguei com linha de quatro, e não me perguntavam por que eu jogava com linha de quatro. Já disse que sou treinador que jogo com vários sistemas, entendi que no segundo tempo deveríamos alternar as dinâmicas, não só da defesa, como do meio de campo e ataque. Procuramos sempre dar dinâmica para a equipe ganhar o jogo. Espero não ser perguntado sempre sobre isso. Acho que é uma pergunta limitadora para quem vê o futebol de forma global e de forma dinâmica. O futebol não são números, 3-4-3, 4-3-3, 4-4-2... É dinâmico. Mas tudo bem. Se quiserem me fazer essa pergunta, vou estar sempre a responder a mesma coisa. Para mim o futebol é dinâmico. Todos os treinadores têm uma intenção só, que é ganhar, e é isso que nós queremos", disse Abel.

Na pergunta seguinte, o treinador português foi questionado sobre o zagueiro Renan, que tem 18 anos e novamente teve atuação segura. O jovem havia marcado o gol da vitória por 3 a 2 sobre o Universitario, do Peru, na última quarta-feira, pela estreia do Palmeiras na Copa Libertadores.

"Era isso que eu gostaria que vocês valorizassem, as apostas que estamos a fazer nos jovens. Oportunidade que estamos dando de vestir esse símbolo no peito que é muito exigente. Procuro dizer para eles jogarem com alegria, prazer e responsabilidade. Ele é um menino que tem se portado muito bem. No ano passado, aproveitou muito as oportunidades. Estamos para desfrutar da profissão que temos, e parabéns para ele também. Além de ser um grande jogador, é um grande homem, exemplo para todos nós, e aproveito para dar os parabéns aos pais também", afirmou Abel.

Por outro lado, outro jovem zagueiro não teve boa atuação na partida contra o Guarani. Aos 19 anos, Henri fez sua estreia pelo profissional do Palmeiras, falhou em dois lances e nem voltou para o segundo tempo. Ele integra o elenco principal alviverde desde 2020, mas sofreu uma lesão no joelho e teve de passar por cirurgia.

"É um menino com muito potencial, esteve lesionado durante seis meses, uma ruptura de ligamento que é algo muito difícil. Deve estar agradecido pela oportunidade. É preciso ter coragem para apostar nesses jovens todos, com a experiência do Felipe Melo e do Willian hoje. Dizer para as pessoas que criticam que o Zé Rafael também esteve muito bem. Nem Deus agradou a todos. Enquanto eu for treinador do Palmeiras, esse grupo vai desfrutar do trabalho que faz. Não vai ganhar todos os jogos, mas vai lutar para vencer", disse Abel.

Palmeiras