PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Nordeste aumenta espaço e coloca 8 times na terceira fase da Copa do Brasil

Darlisson Matheus comemora pelo CRB - Gustavo Henrique/Ascom CRB
Darlisson Matheus comemora pelo CRB Imagem: Gustavo Henrique/Ascom CRB

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/04/2021 13h42

Oito times nordestinos conhecem amanhã (22), em um sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol, seus próximos adversários na terceira fase da Copa do Brasil. O número de representantes da região nesta fase da competição, no entanto, é maior que a edição do ano passado, quando apenas cinco equipes conquistaram o feito.

Neste ano, 4 de Julho, ABC, Bahia, Ceará, CRB, Fortaleza, Juazeirense e Vitória estão representando o Nordeste nesta etapa da copa. No ano passado, além do Leão Barra, do Vozão e do Galo, também se classificaram para a terceira fase o Afogados, de Pernambuco, e o América, do Rio Grande do Norte.

O número, considerado um feito para os clubes nordestinos, também coloca em destaque o ranking dos estados que mais possuem equipes nesta etapa: a Bahia tem três times classificados; Ceará, dois; Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte possuem um.

Dois dos representantes baianos e ambos os cearenses que avançaram para essa fase são os mesmos que conseguiram a classificação para as semifinais da Copa do Nordeste, que será realizada no sábado (23), deixando aberta a possibilidade de um Ba-Vi ou um Clássico Rei na final do regional.

Ao longo de 34 anos, 91 clubes do Nordeste já participaram da Copa do Brasil. Desde a edição pioneira, em 1989, já com representantes dos nove estados. Deste total, 45 conseguiram avançar no mata-mata, com alguns indo longe, porém, o único a levantar a taça foi o Sport. Em 2008 o leão pernambucano eliminou Imperatriz, Brasiliense, Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians.

Pernambuco, que sempre marcou presença na Copa do Brasil, após ter a pior participação na história da Copa do Nordeste também acumula a quarta pior campanha do estado na Copa do Brasil. O resultado foi consagrado após o Santa Cruz perder para o Cianorte.

Na atual edição, Sport e Salgueiro ficaram na primeira fase (Leão perdeu para a Juazeirense e o Carcará, para o Bahia), enquanto o Retrô caiu na segunda etapa, na disputa por pênaltis, com o Corinthians. O Santa, então, perdeu por 1 a 0 para a equipe do Paraná.

Essa foi a nona vez, desde que a Copa do Brasil passou a ter mais de cinco etapas que Pernambuco não conseguiu chegar na terceira fase. Antes, chegou a cair na segunda três vezes, sendo já as oitavas de final (1993, 94 e 97).

Futebol