Topo

Goleiro testa positivo para covid e desfalca 4 de Julho no Estadual

Goleiro Jailson Kardoso, do 4 de Julho - Arquivo pessoal/Facebook
Goleiro Jailson Kardoso, do 4 de Julho Imagem: Arquivo pessoal/Facebook

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/04/2021 14h52

Jailson Kardoso, goleiro do 4 de Julho, testou positivo para a covid-19 na manhã desta segunda-feira (19). Em contato com o UOL Esporte, o jogador confirmou que começou a sentir cansaço e fraqueza desde a última quinta-feira (15) e que atuou em duas partidas neste período. Ele ressaltou, no entanto, que realizou dois testes antes dos jogos e que ambos deram negativo.

"Estou tranquilo, mas com os sintomas. Todos os sintomas de covid, menos falta de ar. Depois do jogo do Cuiabá, eu já estava me sentindo um pouco fraco, cansado. Achei que fosse do jogo, que é normal a gente se sentir assim. O jogo contra o Fluminense-PI ontem foi de manhã, daí de noite comecei a ter febre, dor de cabeça e vontade de vomitar. Resolvi fazer o exame hoje e deu positivo. Graças a Deus, não sinto falta de ar. Sinto os sintomas normais e vou esperar esses dias. Estou em isolamento e espero voltar logo logo", comunicou Jailson.

"Fiz teste antes das duas partidas e ambos deram negativo. Antes do jogo contra o Cuiabá, o teste foi na terça-feira. Para o jogo do fim de semana, fiz teste na sexta-feira. Negativo nos dois. O positivo só veio hoje mesmo. Nós estamos sempre sendo testados", disse.

Jailson teve boas atuações nas duas partidas. Contra o Cuiabá, o 4 de Julho se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil, apesar de estar na Série D no Campeonato Brasileiro. O jogo ficou no empate no tempo normal. Na decisão por pênaltis, Jailson defendeu uma das cobranças e foi o responsável pela classificação.

Já no fim de semana, em empate sem gols contra o Fluminense-PI, o goleiro também teve boa atuação. Apesar do cansaço em decorrência da sequência de jogos, o 4 de Julho segurou o adversário. O time está na 6ª colocação do Piauiense, com oito pontos.

Além de Jailson, um membro da comissão técnica do 4 de Julho testou positivo. O protocolo da CBF prevê 10 dias de isolamento para os casos de covid-19. O goleiro, então, ficará fora de três partidas pelo Piauiense: contra Tiradentes, Altos e Picos. O sorteio da próxima fase da Copa do Brasil será realizado na sexta-feira (23).

Ao UOL Esporte o presidente do 4 de Julho, Gilberto Sales, ressaltou que a diretoria do clube está sempre testando os jogadores e que não tolera problemas com covid. Salles disse, ainda, que só soube dos sintomas de Jailson na manhã desta segunda-feira.

"Hoje o Jailson nos disse que amanheceu mal e já providenciamos o teste de covid-19. Nós testamos os jogadores de três em três dias. Nós precisamos saber imediatamente, para tomarmos as providências e isso fizemos com ele hoje. Sempre garantimos a saúde dos nossos atletas. Eu só fiquei sabendo hoje de manhã [que ele estava mal] e providenciamos o teste. Ele já está tomando a medicação, está isolado e fará as tomografias para que saibamos o grau de saúde completo. O teste dele deu positivo e o preparador físico do clube também. Temos apartamentos exclusivos para esses casos, para cuidar ainda mais do nosso pessoal", disse.

A CBF e a Federação Piauiense de Futebol foram procuradas para comentar sobre os protocolos para testagem de jogadores e profissionais envolvidos nos jogos para evitar a proliferação do coronavírus durante os jogos. Até o fechamento da reportagem, não houve resposta da CBF. A Federação Piauiense se manifestou em nota.

Confira a nota da Federação Piauiense de Futebol

A Federação de Futebol do Piauí informa que desde a retomada do futebol - ainda no ano passado - segue um rigoroso protocolo de segurança epidemiológica para a realização de suas competições, entre elas o nosso Campeonato Piauiense de Futebol Profissional Série A de 2021.

As Diretrizes Técnicas Operacionais desenvolvidas por esta entidade seguem sendo executadas em todas as etapas do campeonato. Entre as principais exigências está a testagem dos jogadores para diagnóstico do novo coronavírus. O documento prevê ainda que todos os jogos do campeonato ocorram com portões fechados, sem a presença de público, uso de máscaras obrigatório para atletas, dirigentes e imprensa, bem como entrada reduzida de pessoas nas praças esportivas para evitar aglomerações.

No mês de março, devido ao agravamento da pandemia, a FFP baixou uma portaria atualizando a Diretriz Técnica para a Imprensa e a Diretriz Técnica Operacional da Série A, com medidas ainda mais restritivas que seguem sendo adotadas por clubes, dirigentes e imprensa na tentativa de amenizar os riscos de propagação da COVID-19.

A FFP prima pela preservação da saúde de todos os envolvidos com o futebol, e ressalta que vem trabalhando em sintonia com as medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado e pelos Governos Municipais.