Topo

Saiba quem são os garotos do Palmeiras elogiados por Abel

Palmeiras e Botafogo-SP pelo Campeonato Paulista - Cesar Greco
Palmeiras e Botafogo-SP pelo Campeonato Paulista Imagem: Cesar Greco

Do UOL, em São Paulo

19/04/2021 12h00

O empate sem gols com o Botafogo-SP, em partida do Campeonato Paulista, serviu para o técnico Abel Ferreira dar tempo de jogo para muitos garotos da base do Palmeiras. Ao todo, foram dez jovens que entraram em campo e conseguiram mostrar serviço ao treinador português, que dá cada vez mais espaço aos "miúdos".

Os dez garotos da base que entraram em campo no último domingo (18) foram: os zagueiros Vanderlan e Renan, o lateral direito Gustavo Garcia, o volante Fabinho, o lateral esquerdo Esteves e os atacantes Giovani, Newton, Gabriel Silva, Rafael Elias e Wesley —último é o único que vem sendo usado com frequência desde o ano passado.

"Os miúdos foram muito bem, tentaram o melhor deles em campo. O Garcia esteve muito bem, o Fabinho mais uma vez mostrou caráter e personalidade. Esteves também, Newton entrou bem, Giovani estreou como titular, Papagaio mais uma vez teve a oportunidade dele...estão de parabéns", disse o treinador português em entrevista à TV Palmeiras.

Boa parte desses jovens que atuaram contra o Botafogo conseguiram excelentes resultados na categoria de base e aos poucos vão ganhando espaço em um dos elencos mais vastos e caros do Brasil. Vale lembrar que não estavam entre os 10 utilizados quatro dos principais garotos da base alviverde: Gabriel Menino, Patrick de Paula, Gabriel Veron e Danilo, que nos últimos meses se firmaram na equipe profissional.

Renan

Zagueiro de 18 anos, participou do título da seleção brasileira sub-17 —o mesmo que revelou Gabriel Veron. Mesmo com muitas opções para o setor, vem sendo usado com frequência por Abel, sempre elogiado.

Fabinho

Meio-campista de 18 anos, mostrou personalidade nas chances que teve —lembrando as primeiras partidas de Gabriel Menino e Patrick de Paula.

Gustavo Garcia

Lateral direito de 19 anos, tem passagens pela seleção brasileira de base desde o sub-15, assim como Fabinho e Renan. Estava no grupo que foi campeão mundial sub-17 no Brasil, ao lado de Renan e Veron.

Lucas Esteves

Lateral esquerdo de 20 anos, subiu ao profissional com a etiqueta de jogador de seleção —ele acumulou convocações para o Brasil na base. Em 2019 e 2020, sofreu com lesões e não conseguiu se firmar como alternativa para a posição, mas vem sendo mais usado por Abel na atual temporada.

Gabriel Silva

Está no elenco profissional desde o ano passado, mas só marcou seu primeiro gol nesta temporada. Mesmo assim, o atacante de 19 anos é uma das apostas do clube: em 2019, por exemplo, marcou 40 gols em 46 partidas por times da base.

Giovani

Mais novo da lista do Paulistão, com 17 anos, estreou ontem (20). Foi o artilheiro do time sub-17 e do sub-20 na temporada passada.

Newton

Atacante de 18 anos, chama atenção pelo tamanho (1,91 m) e pela nacionalidade. Ele é panamenho e passou pelas categorias de base da seleção centro-americana. Pelo Palmeiras, estreou no sub-20 com três gols e uma assistência.

Rafael Elias, o Papagaio

Atacante de 20 anos, superou uma suspensão por doping —ele ficou 14 meses afastado. Ele subiu para o profissional antes da safra atual que brilha no time de Abel, mas ainda não se firmou.

Vanderlan

Defensor de 18 anos, é zagueiro e joga também na lateral esquerda. Ele está no Palmeiras desde o sub-15.

Agora o Palmeiras foca suas atenções para o confronto diante do Universitario, time peruano que é o primeiro adversário do clube brasileiro na Copa Libertadores da América de 2021.