Topo

Flamengo consegue adiamento e ganha um dia para clássico diante do Vasco

Clássico entre Flamengo e Vasco pelo Campeonato Carioca foi adiado de quarta (14) para quinta-feira (15) - Thiago Ribeiro/AGIF
Clássico entre Flamengo e Vasco pelo Campeonato Carioca foi adiado de quarta (14) para quinta-feira (15) Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/04/2021 17h29

Após conquistar a Supercopa do Brasil ontem (11) ao vencer o Palmeiras nos pênaltis, o Flamengo teve seu pedido acatado e conseguiu adiar o clássico com o Vasco — que aconteceria nesta quarta-feira (14), às 21h — para quinta (15), às 19h.

O objetivo do Rubro-Negro era o de se ter mais tempo de recuperação e preparação visando a estreia na Copa Libertadores, no próximo dia 20, contra o Vélez Sarsfield (ARG).

O UOL Esporte apurou que o adiamento pegou o Vasco de surpresa. O clube não havia sido consultado sobre a possibilidade e recebeu apenas um comunicado da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) hoje (12), no fim da tarde, já informando sobre a mudança de data.

Antes de receber o documento confirmando a alteração, o Cruzmaltino, inclusive, já havia se posicionado da seguinte forma após consulta da reportagem: "O Vasco não foi comunicado sobre nenhuma mudança e segue sua programação normal para o jogo nesta quarta-feira (14/04), assim como mostra a tabela enviada pela FFerj aos clubes na tarde desta segunda-feira (12)".

Com este novo calendário, o Flamengo agora enfrentará o Vasco na quinta (15), a Portuguesa no sábado (17) — também pelo Campeonato Carioca — e o Vélez Sarsfield, na terça (20), pela Libertadores.

Já o Cruzmaltino, após o clássico, entrará em campo no domingo (18), contra o Boavista, em Bacaxá (RJ), pelo Estadual.

Em nota, Vasco critica adiamento

Na noite de hoje (12), o Vasco emitiu uma nota oficial fazendo duras críticas à Ferj pelo adiamento do clássico. O Cruzmaltino ressaltou que a medida foi tomada "para favorecer um dos times envolvidos no confronto". Veja a íntegra:

"O CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA repudia a repentina mudança da data de seu jogo contra o Flamengo, decisão tomada, à toda evidência, para favorecer um dos times envolvidos no confronto, e sem que houvesse qualquer consulta ao Vasco da Gama. Para agravar a situação, na manhã desta segunda (12), por volta das 11h36, o Clube recebeu um e-mail com a tabela atualizada da competição anexada, sem nenhuma alteração da data do jogo em questão. Logo após esse comunicado, outra confirmação: foi realizada uma reunião virtual, com participação da FFERJ e de representantes dos dois clubes (Vasco e Flamengo), para definir todo o Plano de Ação e Contingência da partida.

Inexiste qualquer motivo legítimo que justifique a mudança de data às vésperas do confronto, visto que é usual a programação de jogos aos domingos e quartas-feiras. Ressalta-se que o regulamento da competição, em seu art. 23, elenca as causas para alteração de horário de qualquer jogo à compatibilização e adequação à programação das detentoras dos direitos de transmissão, desde que expressamente solicitado por estas, ou ainda casos fortuitos ou de força maior.

Por certo, não se trata de nenhuma destas situações, mas tão somente, a uma arbitrariedade da FFERJ atuando de forma não igualitária perante seus filiados.

Ressalta-se que valorizando o Campeonato Carioca, o Departamento de Futebol, o Departamento de Saúde e Performance e a Comissão Técnica elaboraram um planejamento para o Clássico dos Milhões, que incluiu o retorno imediato de Tombos (MG) logo após o compromisso pela segunda fase da Copa do Brasil. A estratégia contou ainda com a ausência de folga mesmo após uma viagem desgastante e treinamentos diários no CT do Almirante, na Cidade de Deus, inclusive no sábado e no domingo.

O Vasco da Gama lamenta a equivocada decisão da federação que acaba com o equilíbrio entre todos os seus filiados e a própria credibilidade da competição que organiza".

Em 2020, Fla teve calendário mantido

Em 2020, o Flamengo venceu a Supercopa do Brasil sobre o Atheltico-PR no dia 16 de fevereiro e, três dias depois, enfrentou no Equador o Independiente Del Valle pela Recopa Sul-Americana, mantendo a mesma distância entre um jogo e outro que teria na situação de agora, caso o clássico com o Vasco fosse mantido para a próxima quarta-feira (14).