Topo

Paulista - 2021

Parecer de procurador-geral abre caminho para volta do futebol em São Paulo

Divulgação/FPF
Imagem: Divulgação/FPF

Danilo Lavieri, Gabriel Vaquer, Pedro Lopes e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

08/04/2021 21h56Atualizada em 08/04/2021 23h20

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, encaminhou hoje (8) um ofício para o governador João Doria (PSDB) afirmando que o novo protocolo contra a covid-19 debatido com a Federação Paulista de Futebol (FPF) é "um avanço positivo" para a retomada da modalidade. A reportagem do UOL apurou que o ofício abre caminho para o governo paulista liberar a volta do Campeonato Paulista —parado desde o dia 24 de março, quando Palmeiras e São Bento jogaram em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Com isso, a decisão sobre a volta do futebol no estado deve ser levada para o Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo. Será a vez do grupo que orienta o governador João Doria fazer suas considerações. Caso seus membros solicitem mudanças no protocolo, o processo levará mais tempo. Após o eventual aval do Centro de Contingência, Doria dará a palavra final. No governo, o entendimento é de que o governador não irá contra pareceres do MP e do grupo que o aconselha desde o início da pandemia.

Na retomada, os jogos devem ser realizados somente à noite para aproveitar o toque de recolher. Além disso, os testes para detecção do vírus solicitados pelo MP serão realizados no período da manhã. Inicialmente, o Ministério Público havia pedido que a testagem fosse feita um dia antes dos confrontos, mas a federação argumentou que isso seria inviável.

A nota do Ministério Público, emitida na noite de hoje, foi encarada por clubes como um sinal de aprovação do novo protocolo apresentado. Em todas as reuniões entre autoridades, o Governo do Estado afirmava que apenas seguia uma recomendação do MP. Por isso, desde o começo, o trabalho de clubes e federação foi convencer os promotores.

Clubes ouvidos pela reportagem esperam a retomada das atividades para a próxima semana.

Corinthians na Globo na quarta

A Globo também aposta em um retorno do futebol paulista a partir da próxima segunda-feira. A FPF enviou hoje para o comando da emissora uma lista de jogos prioritários para escolha do canal em que as partidas serão exibidas (TV aberta, TV paga ou pay-per-view). Se o Governo de São Paulo realmente liberar o retorno do Campeonato Paulista, a Globo vai exibir Corinthians x São Bento na próxima quarta-feira (14) às 21h30 (horário de Brasília).

O Paulistão está paralisado no estado desde a segunda quinzena de março. A Federação Paulista de Futebol (FPF) tentou levar jogos para outros estados durante o período. Mirassol e Corinthians jogaram no dia 23 de março e São Bento e Palmeiras no dia 24 de março. Ambas as partidas aconteceram em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

As restrições terminariam no dia 30 de março, mas foram prorrogadas até o dia 11 de abril, próximo domingo.

Veja a nota na integra:

Nesta quinta-feira (8/4), o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, encaminhou ofício ao governador João Doria, informando sobre a manifestação do coordenador do Grupo Trabalho de Enfrentamento à covid-9 do MPSP sobre o protocolo de retomada das atividades de futebol da série A1 do Campeonato Paulista, que foi apresentado pela Federação Paulista de Futebol. Sarrubbo anotou tratar-se de "um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do Decreto de 11 de março", que estabeleceu a fase emergencial em todo o Estado.

O novo protocolo da FPF, discutido com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e do grupo de trabalho, é "produto de diálogo estabelecido entre esta Instituição e a Federação Paulista de Futebol, em várias reuniões realizadas durante as últimas semanas".