Topo

Técnico que eliminou Palmeiras na Copa do Brasil morre vítima da covid-19

O técnico Ubirajara Veiga faleceu em um hospital em Maceió - Divulgação
O técnico Ubirajara Veiga faleceu em um hospital em Maceió Imagem: Divulgação

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

23/03/2021 17h01

O técnico Ubirajara Veiga, que eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil de 2002, foi mais uma vítima da covid-19. Responsável por dar aos torcedores do ASA de Arapiraca, no interior de Alagoas, um dos momentos mais inesquecíveis de suas vidas, ele estava internado em um hospital de Maceió desde o início do mês e morreu nesta terça (23).

Na semana passada, Ubirajara, de 66 anos, teve uma piora no seu quadro clínico e precisou ser intubado. O caso era considerado grave, mas estável. O técnico, porém, não resistiu e faleceu durante a manhã.

No futebol alagoano, o profissional comandou diversas equipes como CSA, CRB, ASA, Coruripe, Santa Rita, Corinthians Alagoano e CSE. Seu último trabalho foi o FC Kariya, do futebol japonês. Veiga retornou ao Brasil em fevereiro.

Gaúcho de Porto Alegre, Bira, como era conhecido, foi responsável por eliminar o Palmeiras da Copa do Brasil em 2002, quando estava comandando a equipe arapiraquense. No primeiro jogo, o ASA venceu por 1 a 0. No jogo de volta, disputado em São Paulo, a vitória foi do Palmeiras por 2 a 1. Entretanto, o time de Alagoas garantiu a vaga por ter marcado gol fora de casa.

Marcado na história do ASA, o clube fez uma homenagem a ele nas redes sociais. Leia a nota na íntegra:

"A Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) lamenta o falecimento do ex-técnico Ubirajara Veiga, o Birinha, treinador que comandou o Gigante Arapiraquense na temporada de 2002, ano de grande destaque para o futebol do Fantasma das Alagoas na Copa do Brasil. Para a família do ex-comandante alvinegro, a diretoria executiva do ASA lamenta a perda e presta as suas condolências nesse momento de dor."