Topo

São Paulo

SPFC divulga relato de preconceito contra Léo em campanha antirracista

Gabriel Sara, Igor Vinicius e Léo Pelé durante treino do São Paulo - Divulgação/São Paulo
Gabriel Sara, Igor Vinicius e Léo Pelé durante treino do São Paulo Imagem: Divulgação/São Paulo

Do UOL, em São Paulo

21/03/2021 16h22

O São Paulo publicou um vídeo do zagueiro e lateral esquerdo Léo contando quando sofreu um ato racista, em um shopping. O clube divulgou o conteúdo em suas redes sociais, pois hoje (21) é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

"Pensei em desistir, eu não aceito o racismo, nunca. Eu entrei no shopping e fui mandado embora por causa da minha cor. Isto não existe. Ele me perguntou: 'você está aqui para pedir dinheiro?' e começou a me ofender. Eu era menino, cara. Eu saí e pensei o que estava fazendo, eu não merecia isso. O racismo é de muito tempo, mas muitos se fechavam. A cor nunca pode definir o caráter da pessoa, minha família me ensinou a ter caráter e eu não desejo aquilo para ninguém. Foi a maior vergonha da minha vida, entrar em um local público e as pessoas olhando e te expulsar pelo preconceito. Eu saí envergonhado. Eu mostro minha indignação porque sou negro e tenho que defender o que eu sou. Tenho orgulho de ser negro", disse Léo, em relato divulgado pelo São Paulo.

"Que relatos como o de Léo sirvam de reflexão para lutarmos por um mundo sem preconceitos e uma sociedade mais justa. É preciso ser antirracista", disse o clube na publicação.

São Paulo