PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio vence Ayacucho de novo, confirma vaga e pega Del Valle-EQU

Ferreira empatou o jogo logo depois de o time peruano abrir o placar, no primeiro tempo - Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Ferreira empatou o jogo logo depois de o time peruano abrir o placar, no primeiro tempo Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

16/03/2021 23h19

Classificação e Jogos

O Grêmio confirmou classificação à nova fase preliminar da Copa Libertadores. Hoje (16), em Quito, um time cheio de jovens das categorias de base venceu o Ayacucho-PER por 2 a 1, gol da vitória nos minutos finais. O jogo na altitude teve um quê de amistoso pelo placar do confronto da semana passada, em Porto Alegre: 6 a 1. Com a vaga confirmada, agora o clube gaúcho encara o Independiente Del Valle, do Equador.

Sosa abriu o placar para o time peruano e Ferreira, no minuto seguinte, empatou. Na reta final da segunda etapa, Ricardinho finalizou rasteiro para virar o placar.

O próximo adversário do Grêmio vai ser o Independiente Del Valle, que eliminou o Unión Española-CHI. A equipe equatoriana aplicou 5 a 2 no time chileno (no jogo de ida a equipe do Equador havia perdido por 1 a 0 fora de casa).

Grêmio e Del Valle devem jogar nos dias 7 e 14 de abril. A primeira partida no Equador e o confronto decisivo em Porto Alegre.

A partida de volta entre Grêmio e Ayacucho foi em Quito, no Equador, por conta da pandemia de Covid-19. As autoridades sanitárias peruanas não liberaram a entrada da delegação brasileira, em virtude da variante do novo coronavírus, e o clube do interior do Peru negociou outro local para mandar o jogo.

Quem brilhou: Ferreira

Camisa 11 marcou belo gol, depois de driblar dois jogadores. Além da bola na rede, Ferreira também foi o principal jogador ofensivo do Grêmio durante a partida. Com ímpeto, se destacou em meio aos jovens.

Quem decidiu: Ricardinho

Atacante ficou isolado boa parte do jogo, mas na reta final do duelo foi acionado duas vezes. Na primeira, chutou alto e para fora. Na segunda, se posicionou bem para desviar por baixo e virar o placar.

Surto de Covid-19 no Ayacucho-PER

Sete jogadores do time peruano ficaram fora da partida diante do Grêmio. Oficialmente, o clube sequer informou o motivo. A Conmebol foi comunicada de que atletas do elenco testaram positivo para Covid-19. Para chegar ao número de acometidos pela doença e os nomes, foi preciso comparar a lista de relacionados e a escalação (com reservas).

Ficaram fora do jogo no Equador, portanto, Maximiliano Cavallotti, Aldair Salazar, Carlos Beltrán, Othoniel Arce, Pablo Lavandeira, Ítalo Regalado e Anthony Aoki.

Grêmio sem titulares e sem Renato

A escalação do Grêmio cumpriu o prometido. O time que entrou em campo foi recheado de jovens, com Bruno Cortez na função de capitão e Thaciano armador. Durante o jogo, a falta de entrosamento deu as caras e a equipe teve dificuldades para se impor. O treinador foi Alexandre Mendes, auxiliar técnico de Renato Portaluppi, liberado para folga ao lado de outros 12 titulares do time.

Dois gols em um minuto

O Ayacucho, cheio de desfalques e com fragilidade natural (confirmada com placar do jogo de ida, 6 a 1 para o Grêmio) chegou a investir pelos lados — especialmente pela direita. O gol foi marcado por Sosa, aos 40 minutos, depois de rebote dentro da área gremista.

Mas a reação do Grêmio veio no minuto seguinte, quando Ferreira driblou dois jogadores, recuou para perto da ponta esquerda da área e bateu colocado. O chute entrou com efeito.

Brenno faz grande defesa e Ricardinho decide

No segundo tempo o cenário se manteve. O Ayacucho teve mais a bola e tentou propor, mas o Grêmio se fechou e esperou espaços. Erros de passes e falta da frente da área colocaram um nível de risco a mais no jogo, mas ainda assim o time gaúcho resistiu. Brenno fez importante defesa em falta frontal e salvou a equipe. No fim, Ruan disparou ao ataque e criou desequilíbrio contra a defesa rival. Ricardinho se posicionou dentro da área e finalizou para marcar.

FICHA TÉCNICA:

AYACUCHO-PER 1 x 2 GRÊMIO
Data e hora:
16/03/2021 (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito (EQU)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Martin Sopp (URU) e Horacio Ferrero (URU)
Cartões amarelos: Paucar, Villamarín, Mendieta (AYA); Ruan e Fernando Henrique (GRE)
Gols: Sosa, aos 40 minutos do primeiro tempo (AYA); Ferreira, aos 41 minutos do primeiro tempo (GRE); Ricardinho, aos 42 minutos do segundo tempo (GRE)

AYACUCHO-PER: Espinoza; Villamarín, Marcos Delgado, Quina e Aguirre; Jesus Mendieta (José Colunga), Emanuel Páucar, Carranza (Olascagua), Ardiles (Casique) e Leandro Sosa; Janio Pósito. Técnico: Walter Fiori

GRÊMIO: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Bruno Cortez; Lucas Araújo (Fernando Henrique), Darlan (Varela), Gui Azevedo (Léo Chu), Thaciano (Pedro Lucas) e Ferreira; Ricardinho (Léo Pereira). Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar)

Futebol