PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Treze recua e cede empate ao Fortaleza pela Copa do Nordeste

João Paulo durante partida entre Fortaleza e Treze pela Copa do Nordeste - CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
João Paulo durante partida entre Fortaleza e Treze pela Copa do Nordeste Imagem: CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

13/03/2021 20h19

Classificação e Jogos

Fortaleza e Treze empataram por 1 a 1, na noite deste sábado (13), em partida válida pela terceira rodada da Copa do Nordeste, disputada na Arena Castelão, no Ceará. Os gols da partida foram marcados por Jairinho e Wellington Paulista. Com o resultado, o Leão termina a terceira rodada na primeira colocação do Grupo B, já que o ABC, seu concorrente direto, empatou com o Confiança. O Treze, por outro lado, sobe uma posição e se estabelece na segunda posição do Grupo A.

Velho conhecido do Fortaleza

O agora técnico do Treze, Marcelinho Paraíba, vestiu a camisa 10 do Leão em 2014 e assumiu o comando técnico do clube de Campina Grande no final de 2020 e fez seus primeiros jogos como profissional em 2021. O meia foi jogador do Treze no ano passado e a convite da diretoria assumiu o cargo de técnico para a temporada atual. Paraíba se aposentou aos 45 anos e acumulou grandes clubes em toda a sua carreira.

Treze não se intimida e ataca a todo instante

O Treze chegou à partida mostrando que não estava ali para ser intimidado. Logo aos 2 minutos, a bola vai à área do Fortaleza mas, de cabeça, Romeu manda para fora. Um minuto depois, o Fortaleza tenta chegar pelo lado esquerdo com Osvaldo, sem efeito.

Não demorou muito para surgirem outras quatro oportunidades para o Treze em um intervalo de oito minutos. Aos 9 minutos, o Treze tenta chegar com perigo pelo lado esquerdo, mas a arbitragem já assinalava o impedimento. Logo depois, Romeu puxa o contra-ataque pelo lado direito, mas é desarmado por João Paulo. Aos 15, a equipe tenta pelo lado esquerdo e o Fortaleza se segura do jeito que dá. Dois minutos depois, mais uma vez o Treze chega, agora pelo lado direito, dessa vez com Paulinho, mas não consegue concluir.

Equipe de Campina Grande abre o placar no Castelão

Aos 25 minutos, Régis Potiguar, do Treze, domina de fora da área, ajeita e arrisca. A bola passa com perigo à direita de Felipe Alves, que se estica todo. Foi um dos únicos lances que conseguiu ser finalizado durante toda a primeira etapa. A fluidez do jogo do Treze facilitou o gol, que saiu aos 32 minutos, já que o Fortaleza estava quase parado em campo. Felipe Alves já havia feito boas defesas, mas, após uma cobrança de falta, a bola sobrou na cabeça de Jairinho, que mandou para a rede. Treze abre o placar no Castelão.

Fortaleza reage, mas não marca

Após o gol do Galo da Borborema, a equipe do Fortaleza tentou reagir em duas oportunidades, aos 34 e aos 43. Na primeira, Lucas Crispim levanta a bola com precisão para Wanderson, que cabeceia no contrapé de Jeferson, que se estica todo para fazer a defesa. Na segunda, um cruzamento de Vitor Ricardo aproveitado por Jeferson que sai e dá um tapinha na bola. Osvaldo tenta completar para o gol, mas Marlon salva. Aos 38, Wanderson cabeceou a bola de dentro da área e mandou para a rede, mas bateu na bola com a mão e levou um cartão amarelo.

Jogo truncado e cheio de faltas no primeiro tempo

A partida, entretanto, não teve grande desenvolvimento em seu primeiro tempo. O jogo ficou preso nas áreas de defesa e de meio de campo para ambos os times. Lançamentos longos eram cortados com facilidade e, quando a jogada parecia se desenvolver, era parada por falta. Com maior fluidez, era o Treze quem tinha controle da bola, sempre tentando trabalhá-la pelas laterais, especialmente pelo lado esquerdo. O Fortaleza, porém, parecia mais acuado, com dificuldade para esboçar boas jogadas.

Fortaleza reage no segundo tempo

O Fortaleza voltou do intervalo com intensidade, tentando o domínio do meio de campo e também chegadas ao ataque. O Treze, então, foi obrigado a ficar no contra-ataque e, aos seis minutos, o goleiro Felipe Alves teve de fazer uma nova defesa, em chute de Romeu, de dentro da área. Pelo Fortaleza, Romarinho foi o jogador que tentou chamar a responsabilidade, enquanto Wellington Paulista pedia a bola tanto dentro da área quanto fora dela, sempre flutuando para ajudar na construção das jogadas.

Demorou, mas o empate saiu

Foi Wellington Paulista quem cruzou para Carlinhos, sozinho dentro da área, aos 15 minutos. Carlinhos, porém, mandou para fora. Uma cabeçada perigosa que poderia ter garantido o empate. Mas, aos 28, as coisas deram certo para o Leão do Pici. Wellington Paulista aproveitou um passe para o meio da pequena área e só empurrou. Foi o primeiro gol dele na temporada. Wellington quase deixou mais um após cruzamento de Carlinhos. Ele cabeceou sozinho, dentro da grande área, e Jeferson fez grande defesa. O Fortaleza continuou pressionando, aproveitando o recuo do Treze.

Destaques da partida

Felipe Alves salvou o Leão do Pici por duas oportunidades seguidas e conseguiu se destacar com suas defesas. A primeira chegada de perigo saiu dos pés de Régis Potiguar que dominou de fora da área, ajeitou e arriscou. A bola passa com perigo à direita de Felipe Alves, que se esticou todo e fez pela defesa. Logo depois foi a vez de defender um chute colocado e rasteiro de Jairinho. Na sobra, Paulinho arrisca e o defensor aparece novamente.

A proatividade de Wellington Paulista também merece destaque. No segundo tempo, o atacante buscou a bola tanto dentro quanto fora da área e teve a oportunidade de empatar a partida. Depois, quase conseguiu a virada. Menção honrosa para o goleiro Jeferson, do Treze, que fez boas defesas e até garantiu o empate por conta delas.

Como ficam as equipes

O Fortaleza termina a terceira rodada na primeira colocação do Grupo B, com 7 pontos. Seu concorrente direto, o ABC, empatou com o Confiança e somou 5 pontos. O Treze, por outro lado, sobe uma posição e se estabelece na segunda posição do Grupo A.

Ficha técnica

FORTALEZA 1 x 1 TREZE
Data: 13/03/2021 (Sábado)
Local: Arena Castelão (CE)
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade/BA
Auxiliares: Marcos Welb Rocha/BR e Ledes José Coutinho/BA
Cartões amarelos: Wanderson (FOR), Ederson (FOR) e Emerson (TRE).
Gols: Jairinho (TRE) e Wellington Paulista (FOR)

Fortaleza
Felipe Alves, Vitor Ricardo (Juninho), Wanderson, João Paulo Silveira, Bruno Melo (Carlinhos), Éderson, Matheus Jussa, Lucas Crispim (Luiz Henrique), Wellington Paulista, Romarinho (Robson) e Osvaldo (David). Técnico: Luís Fernando Flores

Treze
Jeferson, Paulinho, Marlon, Rômulo, Emerson, Darlan (Rogeirinho), Régis Potiguar, Romeu, Birungueta (Júlio Ferrari), Kleiton Domingues (Ancelmo) e Jairinho (Bruce). Técnico: Marcelinho Paraíba

Futebol