Topo

Em primeiro Ba-Vi do ano, Bahia e Vitória duelam pela Copa do Nordeste

Bahia x Vitória pela Copa do Nordeste 2019 - Maurícia da Matta/EC Vitória
Bahia x Vitória pela Copa do Nordeste 2019 Imagem: Maurícia da Matta/EC Vitória

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

13/03/2021 04h00

O duelo Ba-Vi voltará a ser disputado hoje (13), às 16h, pela Copa do Nordeste, pouco mais de um ano desde o último embate entre os dois times válido pela competição regional. A rivalidade das equipes no torneio, perdura desde a segunda edição do regional, há 23 anos, quando o Vitória venceu o Bahia na final e conquistou o título.

Na temporada estadual, porém, a dupla não estreou bem. No Campeonato Baiano 2021, após o empate do Vitória, em 3 a 3, com o Unirb, na última quarta-feira (17), o Bahia foi derrotado pelo Juazeirense no domingo (21).

Pelo Nordestão, o último confronto entre as equipes foi em fevereiro de 2020. O Vitória levou a melhor sobre o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, e venceu a partida por 2 a 0.

Para o confronto de hoje, o Vitória chega embalado por um triunfo (1 a 0) contra o Águia Negra, pela Copa do Brasil. Já na Copa do Nordeste, o time perdeu seu último jogo para o Ceará, por 3 a 1. Dessa forma, o Rubro-Negro precisa voltar a vencer para se manter no G4 do grupo B.

Já o Bahia vem de uma vitória inquestionável contra o Campinense, também pela Copa do Brasil. Os Tricolores aplicaram um belo 7 a 1 e encerraram uma sequência de três jogos sem vencer.

Pela competição regional, o Vitória é o maior vencedor do Nordestão, com quatro títulos, seguido pelo próprio Bahia e pelo Sport, com três conquistas cada. Em todas as edições da Copa do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002).

Sobre o retrospecto do confronto entre as duas equipes, já foram disputados 492 clássicos, com o Bahia levando a melhor. Foram 185 vitórias tricolores, 155 rubro-negras e 152 empates. O último clássico foi disputado no dia 1º de março de 2020, com o Esquadrão vencendo por 1 a 0.