Topo

Claudinho é eleito craque e revelação do BR. Abel ganha como melhor técnico

Claudinho, meia-atacante do Red Bull Bragantino. Jogador foi eleito craque e revelação do Campeonato Brasileiro - Ari Ferreira
Claudinho, meia-atacante do Red Bull Bragantino. Jogador foi eleito craque e revelação do Campeonato Brasileiro Imagem: Ari Ferreira

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 04h00

O meia-atacante Claudinho foi eleito revelação e melhor jogador da série A no prêmio "Craque do Brasileirão", da CBF, segundo apurou o UOL Esporte. O destaque do Red Bull Bragantino ainda garantiu presença na seleção do campeonato em votação com a participação de jornalistas, capitães e treinadores dos 20 clubes da primeira divisão.

Abel Braga, do Interacional, foi eleito o melhor técnico do torneio. A votação foi encerrada na noite da última sexta-feira (19). A entrega dos prêmios será realizada na próxima sexta (26), no auditório da sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Grande estrela da festa oficial da Confederação Brasileira de Futebol, Claudinho ainda luta para confirmar mais prêmio, o de artilheiro. O jogador do Red Bull Bragantino já marcou 17 gols no Brasileirão e lidera a lista ao lado de Marinho, do Santos, Thiago Galhardo, do Inter, e Luciano, do São Paulo. O desempenho do quarteto na última rodada, marcada para quinta-feira (25), decidirá o troféu de goleador. Gabigol, com 14 marcados, surge logo atrás.

Caso confirme a terceira taça individual na festa de sexta-feira, Claudinho entrará para a história como o jogador mais premiado desde que a CBF padronizou o "Craque do Brasileirão", em 2005. Jô, melhor jogador e artilheiro em 2017, Fred, melhor jogador e artilheiro em 2012, e Keirrison, artilheiro em revelação em 2008, levaram duas premiações individuais no mesmo ano.

Destaques de Fla e Inter na seleção

Na disputa pelo título brasileiro até a última rodada, Flamengo e Internacional terão seus destaques na seleção dos 11 melhores jogadores do campeonato. Gabigol e Gerson representam o rubro-negro carioca, enquanto Cuesta e Edenilson marcarão presença pelo colorado.

Marinho, do Santos, completa a dupla de ataque da seleção eleita em votação da CBF. No meio, Vina, do Ceará, faz companhia a Claudinho, Gerson e Edenilson.

Impasse sobre festa

Marcada para sexta-feira, a festa de entrega dos prêmios ainda deu certo trabalho na CBF. Inicialmente, dirigentes da confederação se dividiram sobre o modelo de realização da festa. Enquanto uns defendiam um evento totalmente virtual - em função da pandemia de covid-19 que ainda atinge intensamente o país -, outros optavam por uma premiação mista, com parte dos premiados estando no local presencialmente.

Detentor dos direitos de transmissão do campeonato na TV aberta e principal parceiro de mídia da festa, o Grupo Globo apresentou ressalvas em um primeiro momento. Executivos da empresa não aprovavam a ideia de enviar profissionais para o evento em local fechado - auditório da sede da CBF.

Contrariada, a Globo chegou a vetar a presença de jornalistas como mestres de cerimônia do "Craque do Brasileirão". Após conversas e esclarecimentos, as partes chegaram a um entendimento. A global Bárbara Coelho, inclusive, foi confirmada como apresentadora do evento.

O Sportv realizará a transmissão da festa, que será realizada de maneira parcialmente presencial e "dentro dos protocolos recomendados pelas autoridades de saúde". A confederação agora tenta agilizar a presença de alguns dos jogadores premiados e Abel Braga ao "Craque do Brasileirão".