Topo

ANÁLISE

RMP: "Não sei o que pensa o Abel Ferreira. Está virando uma esfinge"

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 23h34

Poupar titulares ou manter o ritmo de jogo de seus principais atletas? Contra o Coritiba, o técnico Abel Ferreira preferiu utilizar alguns dos jogadores mais importantes do elenco do Palmeiras contra um rival rebaixado no Brasileirão. A derrota por 1 a 0, nesta quarta-feira (17), rendeu críticas ao treinador português.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte —com os jornalistas Vinícius Mesquita, Alícia Klein, José Trajano e Renato Maurício Prado— a opção tomada por Abel foi questionada. Embora tenha escalado apenas Danilo e Gabriel Menino entre os titulares, o treinador colocou em campo nomes importantes como Rony, Luiz Adriano e Patrick de Paula ao longo da partida no Couto Pereira. Um risco desnecessário, na opinião dos participantes do programa.

"Eu não sei até agora o que pensa o Abel. Está virando uma esfinge. Por que raios ele colocou jogadores importantes contra o Coritiba? O Gabriel Menino machucou o tornozelo. Deixa lá Lucas Lima, Gustavo Scarpa... Depois, ainda meteu o Rony. Viram o gol que ele perdeu? Ter sido eleito melhor da Libertadores diz muito o que foi esse campeonato", alfinetou, lembrando que o time ainda tem a final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, pela frente —os jogos serão nos dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Klein concorda com Renato. "O Abel não tinha nada a ganhar, só arriscar jogadores. São nomes importantes e ele colocou todo mundo. Perdeu o Menino em um jogo que não vale nada. O Kuscevic foi expulso, perdeu alternativa de banco. Se vai com sub-20, seria um resultado irrelevante. Daria espaço para a base e sem pressão. Querer manter ritmo de jogo é insano. O time está morto. Nenhum desses jogos do Brasileiro vale nada para o Palmeiras", analisou.

Para Trajano, o treinador do Palmeiras não pode se prender à conquista da Libertadores. "Nem boas entrevistas ele tem dado. Como explicar esse time que colocou para jogar? É uma vergonha. Se perder a Copa do Brasil, vai ser algo muito complicado para explicar. Vai ficar sempre pendurado na Libertadores? Houve momento em que o Palmeiras pensou que ia ganhar tudo e nós estamos vendo que não foi bem assim. O Mundial foi uma coisa lamentável. Entrou para a história do futebol brasileiro", disse, lembrando do quarto lugar no Qatar e sem marcar gols nas duas partidas que o time disputou.

Calendário cheio, falha na programação?

Na entrevista coletiva após a partida, Abel criticou o calendário brasileiro e até fez um desafio à CBF. O Palmeiras volta a campo já nesta sexta-feira, 50 horas após o jogo em Curitiba, e tem logo um clássico pela frente: o São Paulo, que ainda sonha com a conquista do título nacional. O treinador não escapou das críticas de Renato.

"Acho que o Abel administrou muito mal o pré-Mundial. Andou jogando com o time principal quando era utópico ganhar o Brasileiro e a Libertadores. O time ganhou a Libertadores e chegou ao Mundial morto. Para quem critica o calendário, por que expor os jogadores desse jeito? Perdeu o Brasileiro de longe e começou a comprometer outras coisas, inclusive o Mundial. É um mico inigualável, uma mancha internacional no Palmeiras", opinou o jornalista.

Klein alerta que a decisão da Copa do Brasil contra o Grêmio pode ficar comprometida caso o treinador não repense suas escolhas. "Se ele continuar arriscando jogadores até a final da Copa do Brasil, não dá pra falar em calendário. Por que levar o Luiz Adriano para Curitiba pra ficar no banco e entrar no segundo tempo? Esse cara podia ficar em casa com a família, descansando. É uma questão de gestão. É um técnico que provou seu trabalho pelo título importante, mas ele tem o desafio de não cometer erros pra chegar bem na final da Copa do Brasil", concluiu.