Topo

Santos

Faça as contas: como está a luta pelas duas últimas vagas na Libertadores

Santos venceu Corinthians e se aproximou bastante da classificação para a próxima Libertadores - Ivan Storti/Santos FC
Santos venceu Corinthians e se aproximou bastante da classificação para a próxima Libertadores Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/02/2021 21h28

A briga por uma vaga na próxima Libertadores da América está levando os torcedores das equipes envolvidas na disputa à loucura. Para facilitar a vida de quem não quer colocar a mão em uma calculadora, o UOL Esporte decidiu explicar a situação dos times que estão fora do básico G6, o grupo que renderia a classificação ao torneio continental, independentemente do que acontecesse em competições paralelas.

Neste caso, então, estamos falando do Grêmio, sétimo colocado, em diante, também com Santos (oitavo), Athletico (nono), Corinthians (décimo) e Red Bull Bragantino (11º) na luta para disputar a principal competição da América do Sul. A tendência é que os oito primeiros se classifiquem, mas vale lembrar que tudo dependerá da final da Copa do Brasil, que será decidida entre Palmeiras e Grêmio nos dias 28 de fevereiro e 7 de março.

O Alviverde já tem vaga garantida na próxima Libertadores por ter conquistado a edição 2020. O Tricolor, por sua vez, tem situação bastante confortável, mas precisa ficar de olho aberto.

O time de Renato Gaúcho tem duas frentes para se classificar. A melhor opção, claro, é ganhar a Copa do Brasil. Além do título, garantirá vaga na fase de grupos da Libertadores. Caso o Palmeiras leve a melhor, o Brasileiro passa a ser a única solução para o Tricolor. Nesse caso, o Grêmio precisaria terminar os oito primeiros.

Com 56 pontos e na sétima posição, o time gaúcho tem tudo para se garantir, mas ainda pode ficar fora da Libertadores, mesmo que seja necessária uma combinação bem improvável. Para isso, teria de perder os dois jogos restantes no Brasileiro e ver os adversários diretos vencerem seus compromissos e o rebaixarem para a nona colocação.

Veja situação dos demais times

Fluminense

Já classificado para a pré-Libertadores, o Fluminense ainda tem objetivos maiores nesta reta final de temporada. O time torce para o Palmeiras na final da Copa do Brasil, o que o deixaria dentro da fase de grupos. O Tricolor das Laranjeiras ainda pode ficar com a vaga direta mesmo em caso de título do Grêmio, mas terá de ultrapassar o São Paulo ou Atlético-MG no Campeonato Brasileiro —são dois pontos de diferença para ambos atualmente.

Santos

A vitória sobre o Corinthians foi fundamental para aproximar bem o time de Cuca da Libertadores 2021. O Alvinegro praiano chegou a 53 pontos e se consolidou na oitava posição, que servirá para se classificar para a chamada pré-Libertadores. O Santos encara Fluminense, na Vila, e Bahia, em Salvador. As ameaças são o Athletico, com 50, o próprio Timão, com 49, e o Red Bull Bragantino, também com 49.

Athletico

O time de Curitiba viu a situação se complicar com a vitória do Santos sobre o Corinthians. O Athletico caiu para a nona posição após o clássico, mas ainda está vivo em busca da classificação. O Rubro-Negro terá pela frente o Grêmio, em Porto Alegre, e o Sport, em casa, para recuperar a última vaga na pré-Libertadores. Com 50 pontos, a missão é ultrapassar o Santos, com 53.

Corinthians

Após perder o confronto direto com o Santos, o Corinthians precisará ultrapassar o rival na tabela e ficar com a oitava colocação, tendo ainda o Athletico pelo caminho. Ficou mais complicado. O time do Parque São Jorge tem 49 pontos, vê o Alvinegro praiano com quatro à frente e precisará de duas vitórias contra Vasco, em São Paulo, e Inter, em Porto Alegre, secando os adversários.

Red Bull Bragantino

Sensação no returno do Brasileiro, o "novo rico" ainda pode chegar à Libertadores em seu primeiro ano de Série A após grande arrancada. O time tem 49 pontos e poderá chegar a 55 caso vença Goiás e Grêmio nas rodadas finais. Essa pontuação poderá ser suficiente para abocanhar a oitava vaga, mas a concorrência não é nada fácil.

Ceará e Atlético-GO

Com chances remotas até esta quarta-feira (17), Ceará e Atlético-GO não têm mais qualquer possibilidade de chegarem à Libertadores após a vitória do Santos, que chegou a 53 pontos. A dupla só alcançaria 52 e, portanto, está fora da corrida pela competição internacional.

Santos