Topo

Palmeiras

Palmeiras planeja dar descanso ao grupo, mas quebra a cabeça com calendário

Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras antes de treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras antes de treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

13/02/2021 04h00

A diretoria do Palmeiras entende ser necessário dar um descanso aos jogadores, que voltaram ontem (12) do Qatar após a disputa do Mundial de Clubes. Já com 72 partidas na temporada, o Verdão tem encontrado dificuldades para montar esse cronograma, pois o calendário continuará apertado, com o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.

Serão cinco jogos pelo Brasileirão até a primeira final da Copa do Brasil, dia 28, contra o Grêmio. Uma das hipóteses discutidas no clube é dividir o grupo em diferentes datas para que todos possam ter alguns dias de descanso. A avaliação é de que há um desgaste físico, mas também mental pela sequência de decisões.

Um exemplo dos sacrifícios feitos é o caso de Weverton. Sua esposa, Jaqueline, contraiu a Covid-19 duas semanas antes da final da Copa Libertadores. Durante este intervalo até o jogo contra o Santos, o goleiro ficou no hotel da Academia de Futebol e só voltou a ver mulher e filha no gramado do Maracanã, após a decisão. Três dias depois, viajou ao Qatar.

A comissão técnica de Abel Ferreira e a diretoria vão decidir como trabalhar nas próximas duas semanas até a final. Por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá pré-temporada em 2021, tanto que as datas da final da Copa do Brasil de 2020 batem com as das duas primeiras rodadas do Campeonato Paulista de 2021. Em abril, haverá a Recopa contra o Defensa y Justicia (ARG).

As finais contra o Grêmio são os principais compromissos do momento na agenda alviverde. Além de recuperar os jogadores com uma carga pesada de jogos até lá, o Palmeiras tem a chance de colocar Gabriel Veron e Wesley em condições. Os dois estão voltando de lesões e dariam mais opções ao treinador português nas pontas, uma carência neste momento.

A delegação do Palmeiras chegou ontem (12) do Qatar, e os jogadores foram liberados para passar o restante do dia com suas famílias. A reapresentação acontece hoje (13), às 10h, na Academia de Futebol. O time já volta a campo amanhã (14), para enfrentar o Fortaleza, às 18h15, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.

Palmeiras