Topo

Santos reage com um a menos e busca empate com o Grêmio nos acréscimos

Colaboração para UOL, em Santos

03/02/2021 18h09

O Santos conseguiu arrancar o empate por 3 a 3 contra o Grêmio, na tarde desta quarta-feira (3), em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. Os gols do time de Cuca foram de Kaio Jorge, Arthur Gomes e Madson, enquanto na equipe de Renato quem marcou foi Diego Souza, Pepê e Jean Pyerre.

A igualdade definitiva veio já nos acréscimos. O Santos, que teve desvantagem parcial de 3 a 1, foi buscar o empate por meio de dois pênaltis, quando tinha um homem a menos em campo —o volante Sandry havia sido expulso na segunda etapa.

O time da casa teve postura superior na maior parte do tempo, mas deu brechas para que os santistas achassem espaço e contarem com a sorte de dois pênaltis convertidos. Pepê estava em tarde inspirada pelo Grêmio, enquanto Pará foi o pior do outro lado.

Chance de se reerguer

Ainda juntando os cacos após a derrota na final da Copa Libertadores da América para o Palmeiras, o técnico Cuca reinventou o Santos para a partida contra o Grêmio. O Peixe foi a campo sem Lucas Veríssimo e Diego Pituca, vendidos ao exterior, nem Marinho e Soteldo, lesionados. E o time de Renato se aproveitou dessa fragilidade.

Prova disso foi o time da casa quase abrir o placar com apenas um minuto de jogo. Diogo Barbosa, Pepê e Jean Pyerre fizeram bonita tabela e passaram com facilidade pelos santistas, mas Diogo isolou na pequena área.

A reação do Peixe foi rápida. Luan Peres deu um pique pela ponta esquerda, virou atacante, furou a defesa e deu bonito passe para Kaio Jorge só completar. O jovem de 18 anos fez seu quarto gol em cima do time de Porto Alegre.

Pênalti

Animado por ter aberto o placar, o Peixe continuou pressionando e criando pelos lados. Dessa vez pela direita, com Lucas Braga, conhecido por sua velocidade. E o time de Cuca até conseguiu equilibrar o jogo, mas não agrediu tanto quanto poderia.

A consequência disso foi ver o Grêmio avançar e, em ótima jogada de Jean Pyerre, Pepê foi derrubado por Pará e John na pequena área. Pênalti. Na sequência, Diego Souza balançou as redes e deixou tudo igual em Porto Alegre.

Voltou mostrando a que veio

Cuca até sacou Jean Mota e encaixou Madson no intervalo para dar mais dinâmica ao Santos, mas o Grêmio voltou do intervalo mostrando a que veio. Em nova tabelinha, Pepê deixou Jean Pyerre na cara do gol e fez o segundo pelo Grêmio.

A dupla estava inspirada e desestabilizou totalmente o time de Cuca, que precisava da vitória para dar novo gás no Brasileirão e alcançar o G6.

Mal deu tempo dos santistas criarem nova estratégia, pois o time da casa estava imparável —e a defesa do Santos totalmente fragilizada. Com facilidade, Lucas Silva encontrou Pepê, que chutou forte e fez o terceiro da partida. O lateral Pará e a defesa do Santos terão pesadelo com o atacante.

O Grêmio baixou de ritmo e tentou administrar o resultado, sem dar muito trabalho ao goleiro John na reta final. Sandry ainda foi expulso por entrada forte, e o Santos parecia entregue... mas não estava.

Empate veio com dois pênaltis

Com dois gols sofridos praticamente em sequência, o Santos diminuiu o ritmo e passou a dar mais espaço para o Grêmio jogar. O time de Renato aproveitou a oportunidade e até criou algumas chances, mas não suficientes.

Enquanto administravam o resultado, o Peixe tentava se reerguer na partida. Até que Sandry avançou e tentou de cabeça, mas a bola bate no braço de Matheus Henrique. O árbitro marcou pênalti e Arthur Gomes marcou pelo Peixe.

Nos minutos finais, nova chance para o Santos em mais um pênalti, confirmado pelo VAR. Na pequena área a bola tocou no braço de Luiz Fernando em uma disputa de bola. Madson balançou as redes e deixou tudo igual novamente.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 3 SANTOS


Data e hora: 03/02/2021 (quarta-feira), às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Kannemann e Diego Souza(GRE); Sandry e Madson (SAN)

Cartões vermelhos: Sandry (SAN)
Gols: Kaio Jorge, aos 9' (SAN); e Diego Souza, aos 37 minutos do primeiro tempo (GRE); Jean Pyerre, aos 2' (GRE); Pepê, aos 7' (GRE), Arthur Gomes, de pênalti aos 21' (SAN), e Madson, de pênalti, aos 50 minutos do segundo tempo (SAN)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz (David Braz), Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Matheus Henrique, Alisson (Luiz Fernando), Jean Pyerre (Maicon) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: John; Pará (Vinicius Balieiro), Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Ivonei), Lucas Braga, Sandry, Jean Mota (Madson) e Artur Gomes (Ângelo); Kaio Jorge (Bruno Marques). Técnico: Cuca